Após participar de reunião com a bancada federal, em Brasília, nesta quarta-feira (9), o governador Carlos Brandão anunciou que o governo vai receber R$ 25 milhões de emendas impositivas. O anúncio foi feito pelas redes sociais, e o recurso deve ser investido na saúde e na educação superior.

“A bancada federal maranhense destinou R$ 25 milhões, das emendas impositivas, ao governo do Estado, para o início da construção do centro de convenções da Uema e auxílio no custeio da saúde. Agradeço aos deputados e senadores. Estaremos sempre à disposição, pelo bem do Maranhão”, divulgou Brandão em seu perfil oficial no Twitter.

As emendas impositivas são um dispositivo constitucional que permitem aos parlamentares indicar ações, projetos e obras que o governo deve executar.

O governador também pediu o auxílio da bancada maranhense no Congresso Nacional para ações de saúde. “A minha sugestão é no custeio da saúde. O que vocês puderem nos ajudar, estamos à disposição”, disse o governador, citando a ampliação da estrutura de saúde pública do Maranhão nos últimos sete anos, com a entrega de 17 policlínicas, 31 hospitais macrorregionais e dezenas de obras em hospitais municipais.

Encontros com equipe de transição

O governador Carlos Brandão também se reuniu em Brasília com a equipe de transição do governo federal. Junto com os deputados federais Rubens Júnior (MA) e João Bacelar (BA), Brandão se encontrou com os senadores Marcelo Castro (PI) e Wellington Fagundes (MT), para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa garantir espaço para os programas sociais que perderam recursos.

“Estamos acompanhando de perto. A gente vê muita dificuldade na questão orçamentária. Nós apoiamos o presidente Lula, nosso campo todo apoiou e estamos muito esperançosos para que a gente possa realmente levar essas políticas públicas que não estavam chegando”, apontou Brandão.