Balanço
divulgado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do
Maranhão (Iprev) aponta que cerca de 70% dos atendimentos da Agência
Previdenciária do Estado são resolvidos sem a necessidade de abertura de
processos administrativos. O modelo de atendimento, inaugurado em julho
do ano passado pelo governador do Estado, Carlos Brandão, oferece
informações, solução de dúvidas e emissão de alguns tipos de documentos
diretamente nos guichês, sem a necessidade de abertura de processos
administrativos.
Entre
os meses de julho e dezembro de 2022, a Agência Previdenciária realizou
6.278 atendimentos presenciais. Desses, apenas 1.443 resultaram na
abertura de processos – ou seja, 77,1% do total.
Para
o presidente do Iprev, Guilberth Garcês, o resultado demonstra a
eficácia do modelo. “A Agência Previdenciária desburocratiza o
funcionamento do instituto e diminui o tempo necessário para os
segurados tenham acesso às informações necessárias. Hoje, a maior parte
das pessoas que busca o nosso atendimento tem sua demanda resolvida de
maneira muito mais simples”, afirma.
Antes,
para ter acesso a qualquer um dos serviços do Iprev, era preciso abrir
um processo administrativo e aguardar a tramitação e análise do pedido.
Atualmente, serviços como emissão de fichas financeiras, de comprovantes
de benefícios e de atos de aposentadoria já publicados em Diário
Oficial podem ser solicitados e resolvidos na mesma hora.
“A
criação da Agência Previdenciária agilizou e melhorou a qualidade do
atendimento prestado pela previdência estadual”, disse a coordenadora de
atendimento do Iprev, Ludmylla Costa.
Atendimento virtual
Esclarecimento
de dúvidas, solicitação de informações e agendamento para atendimento
presencial são serviços também oferecidos virtualmente. Até o final do
ano passado, o Iprev havia realizado 12.479 atendimentos nessa
modalidade. Integrado à assistente virtual Juçara, do Governo do Estado,
o sistema oferece respostas automáticas à maioria das dúvidas mais
comuns entre os segurados. Se necessário, também é possível falar com um
atendente humano.
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