TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Governo entrega de recibos do Cadastro Ambiental Rural para mais de 70 agricultores familiares de Paço do Lumiar

Mais de 70 pessoas foram beneficiadas com os recibos do Cadastro Ambiental Rural (Foto: Divulgação)

O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), promoveu a entrega de 77 recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), no último sábado (14), para agricultores familiares de Paço do Lumiar. A solenidade foi realizada na Praça da Juventude, no bairro Maiobão, com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário da SAF, Diego Rolim; e dos secretários adjuntos da SAF, Pedro Aroso e Jadiel Lins.

Os 77 beneficiários são das comunidades do Iguaíba, Timbuba, Pedro Careca, Novo Paraíso, Nova Esperança, Nova Jerusalém e Pau Deitado. Além dos recibos do CAR, foram inauguradas a Praça da Juventude e a quadra poliesportiva São José, além de entregas de títulos de posse de terra, pavimentação asfáltica e kits esportivos.

Durante as entregas, o governador Carlos Brandão lembrou que o governo estadual tem como foco cuidar das pessoas. “Entregamos pavimentação de vias urbanas com blocos de concreto e ao mesmo tempo entregamos títulos de terra às pessoas que precisam muito da regularização fundiária. Além disso, inauguramos esse importante equipamento público que é a praça com campo de futebol, local para caminhada, para exercício físico, para lazer, ou seja, um verdadeiro parque ambiental”, declarou.

Entre as contempladas, a beneficiária do povoado Novo Paraíso, Flor de Liz, destacou a importância do CAR. “É gratificante para as famílias receberem esse excelente auxílio, que vai garantir que nossos imóveis cresçam economicamente, preservando o meio ambiente e abrindo novas possibilidades de acesso a várias políticas públicas, como acesso ao crédito agrícola”, frisou.

Já o agricultor familiar Pedro Lemos, da comunidade Nova Jerusalém, afirmou que o CAR é uma grande vitória. “O CAR é um dos instrumentos fundamentais para quem vive no campo. E a partir de agora tenho a garantia de que realmente sou dono da minha propriedade, além me permitir produzir e crescer cada vez mais”, disse.

O secretário da SAF, Diego Rolim, enfatizou que o CAR é um documento de extrema importância para o homem e mulher do campo, como também para o meio ambiente. “Sem dúvida, esse é um dos trabalhos mais gratificantes promovidos pela SAF. Com o Cadastramento Ambiental Rural garantimos segurança jurídica e a possibilidade de produzir, comercializar, gerar emprego e renda, além da preservação da territorialidade das comunidades contempladas e do meio ambiente de modo geral”, ressaltou.

CAR

O CAR é uma ferramenta utilizada para auxiliar o processo de regularização, planejamento e monitoramento ambiental de propriedades, posses rurais e territórios tradicionais. Um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, para integrar as informações ambientais das propriedades. Desde dezembro de 2019, o governo deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos na ordem de R$ 41 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiado pelo Fundo Amazônia. Serão realizados 182.500 cadastros para agricultores familiares individuais e territórios coletivos como os povos tradicionais: quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário