A
Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Associação
Bem Comum, Fundação Lemann, Instituto Natura e União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Maranhão, realizou, na
tarde da última terça-feira (10), mentoria para gestores regionais e
municipais de Educação, por meio do Pacto pelo Fortalecimento da
Aprendizagem.
A
ação tem como objetivo o desenvolvimento de capacidades para
organização dos sistemas de ensino, com foco na alfabetização em formato
de mentoria. Ao todo, foram 70 municípios selecionados para participar
da mentoria, que conta com um grupo de mentores com ampla experiência na
gestão municipal de educação dos municípios cearenses.
Maria
Dolores, articuladora municipal de Educação no município de Zé Doca,
destacou a importância da formação. "Estou muito feliz em participar
dessa mentoria, ela fortalece nossas práticas. Antes já alcançamos o
prêmio Escola Digna, agora iremos mais longe", afirmou.
Raí
Mota, secretário municipal de Educação de Cruz, no Ceará, classificou o
encontro de abertura da mentoria como importante e empolgante. "Foi
bonito ver mais de 200 educadores que estão à frente da política
educacional reunidos. É uma ação inovadora, pois é a primeira vez que
temos uma mentoria para esse público. Minha avaliação é que foi possível
perceber o quanto a Seduc fez uma excelente articulação junto à Undime
para o sucesso do primeiro encontro e dos próximos", avaliou.
A
mentoria será realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 pela
plataforma Zoom, envolvendo momentos coletivos, individuais e palestras
relacionadas a gestão educacional municipal. Podem participar do momento
formativo: diretores(as) e gestores(as) regionais de Educação,
secretários(as) municipais de Educação e articuladores(as) pedagógicos
municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Ensino.
Ao
término de cada mentoria, será realizado um momento de compartilhamento
de experiências entre os municípios mentorados e serão apresentados
casos aplicados com base nas orientações propostas durante a formação em
suas redes de ensino.
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