TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Governo do estado realiza Agritec do território do Vale do Mearim

2015 ainda tem muito fôlego para mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão – Agritec. Dessa vez é a região do Vale do Mearim, na cidade de Bacabal, que sediará o maior evento da Agricultura Familiar do Maranhão, entre os dias 10 e 12 de dezembro, no Centro Franciscano de Animação Missionário – Cefram. 

Em suas três primeiras edições este ano (São Bento, Açailândia, Caxias) a Agritec já capacitou mais de 3.000 agricultores e movimentou mais de R$1,4 milhões em negócios, recebendo mais de 40 mil pessoas de 60 municípios. 

A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, através do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa/Cocais, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/MA, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – Miqcb, Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão – Aconeruq, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão – Fetaema e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – Fetraf. 

A Feira tem o objetivo de capacitar os agricultores familiares do Maranhão, garantindo a melhoria na produção nos próximos anos e a geração de renda. Para o Território do Vale do Mearim, a Agritec levará diversas atividades, desde os cursos de capacitação, passando por palestras até fóruns de discussão e serviços oferecidos pelos parceiros organizadores e pelo Governo do Estado através das secretarias. 

O Sistema SAF estará atendendo para solucionar dúvidas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), crédito e regularização fundiária, programas Água Doce e alimentos biofortificados, além de ações de extrativismo e cooperativismo e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A Secretária de Estado da Mulher (SEMU) estará presente com a Carreta da Mulher, que oferece palestras, exames preventivos e noções de saúde feminina. A Secretária de Estado da Fazenda – Sefaz tem levado o Ônibus da Cidadania, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes apresentará, aos visitantes, os programas Mais Renda, Pronatec, Bolsa Família e suas ações para garantir segurança alimentar dos maranhenses. 

A Secretaria de Ciência e Tecnologia – Secti levará o seu Planetário, presente desde a primeira edição da Agritec de São Bento, em agosto desse ano. 

Já a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) terá serviços de intermediação de mão de obra, como emissão de Carteira de Trabalho e cadastro nos sistemas SINE, enquanto no stand da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima/Aged) será apresentado o Teatro de Bonecos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária e campanha de vacinação contra Aftosa. 

Programação Técnica 

Seguindo as outras três edições da Agritec que já ocorreram em 2015, a primeira em São Bento, no Território de Campos e Lagos, e a segunda em Açailândia, no Cerrado Amazônico, a terceira nos Cocais, a Agritec do Vale do Mearim terá uma extensa programação técnica com cursos de capacitação, palestras, oficias e fóruns, todos oferecidos pelos parceiros que ajudam a realizar a Feira. 

Os agricultores familiares poderão conferir os cursos oferecidos pelos parceiros como o Produção de alimentos com a utilização de produtos biofortificados (Embrapa), o fórum BabaçuTec: Ciência e políticas públicas para o extrativismo no Maranhão (SAF, Embrapa, Sebrae), as palestras 

Oportunidades de negócios para a agricultura familiar, Gestão e comercialização (Sebrae) e Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar (SAF) 

Durante a Agritec acontecerá, ainda, a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil. 

Na Feira também acontecerá a comercialização de produtos da agricultura familiar, exposição de ovinocaprinocultura, vitrines tecnológicas, como os Sistecs. Já durante a noite segue a programação cultural, com bandas de forró e sertanejo. 

Parceiros 

Serviço: 

O QUE: 1ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia – Agritec do Vale do Mearim 

Onde: Centro Franciscano de Animação Missionário – Cefram, Bacabal – MA 

Quando: Nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário