TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 22 de julho de 2017

Reforma da Praça Matriz, em Santa Luzia, gera emprego e renda

02928_reforma_da_prac3a7a_da_matriz_9079793008826405938

O principal cartão-postal da cidade de Santa Luzia, a Praça Raimundo Acácio, mais conhecida como Praça Matriz, está sendo reformado pelo Governo do Maranhão. (Foto: Zaquel Campos)

ASSECOM

O principal cartão-postal da cidade de Santa Luzia, a Praça Raimundo Acácio, mais conhecida como Praça Matriz, está sendo reformado pelo Governo do Maranhão. Famosa por receber milhares de fiéis durante o festejo em homenagem a Santa Luzia, a praça está passando por reforma completa. Além de agradar a população, a obra está gerando emprego e renda. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) está à frente da revitalização do espaço e o prazo para a conclusão da primeira etapa da obra é novembro deste ano.

“A Praça Matriz é rota para milhares de peregrinos vindos de todo o país. Sabendo da importância deste espaço não só para a cidade, mas para todo o Brasil, estamos modernizando toda a praça, que há muito tempo não passava por reforma e ficou totalmente abandonada durante a gestão passada. Agora, a população terá a oportunidade de desfrutar de um aparelho público bonito e renovado, renovando ainda a rota turística do Maranhão”, declarou o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.

De acordo com o plano de ação da Sinfra, o investimento de R$ 1.816.807,30 garante a troca do piso e meio-fio, a construção de uma área verde para convivência com rampas de acesso, estacionamento e será instalada uma academia ao ar livre com playground. A iluminação também será trocada.

“Estamos demolindo o piso e executando a drenagem superficial que é composta por meio-fio e sarjeta. Posteriormente vamos executar a instalação elétrica embutida no piso e, logo após, a concretagem do piso, o transformando completamente”, destacou o engenheiro Fábio Dantas, que acompanha a obra.
O lavrador José Ferreira Sousa, 74 anos, recebe constantemente em sua casa a irmã Maria Sousa dos Santos, 81 anos, devota de Santa Luzia, que mora no povoado Buritizinho, cerca de 100km de Santa Luzia. Sentados à porta em frente à praça para conversar e observar o ritmo da obra, eles destacam o sentimento de ver o espaço sendo transformado.

“Tem 60 anos que moro aqui e nunca tinha visto uma obra assim na praça. Ela está ficando linda”, comentou José Ferreira. Já a irmã dele, Maria Sousa, destacou a felicidade com a revitalização do espaço. “Sou devota de Santa Luzia e venho todos os anos para o festejo. Agora vou vir com mais alegria participar, pois sei que a praça vai ficar muito bonita e iluminada”, acrescentou.

Geração de emprego e renda

Além de proporcionar um ambiente mais confortável, a obra deixará como marca a geração de emprego e renda. Todo o material mineral (areia, cimento, barro, etc) são comprados na região, o que soma cerca de R$ 50 mil na economia local. Para revitalizar o espaço, 37 colaboradores foram contratados. Um deles é o pedreiro Josiel Oliveira da Silva, que estava desempregado desde 2015.
“Estava muito difícil arrumar emprego. Estava fazendo alguns bicos, mas nada com carteira assinada. Agora posso fazer planos e ainda ajudar a construir um espaço mais bonito para a minha cidade”, conta Josiel que é natural de Santa Luzia.

Outro santa-luziense-do-paruá que festejou a chegada da obra foi o ajudante de pedreiro Kenned José de Melo. Ele esta de volta à cidade, após passar um ano desempregado em Parauapebas (PA).

“Eu tenho muito agradecimento por estar trabalhando aqui. Todo filho de Santa Luzia está feliz com essa reforma. Morava em Parauapebas e passei um ano desempregado. Quando voltei e vi essa obra aqui, eu fui pedir emprego e a empresa me contratou”, detalhou Melo.
Praça Matriz

A Praça Matriz é receptáculo da Paróquia-Santuário de Santa Luzia e foi o primeiro espaço de convivência da cidade de Santa Luzia. Desde 1948, o espaço recebe pessoas de diversas partes do país e do mundo que vem visitar a igreja nas peregrinações em homenagem à Santa Luzia, conhecida pelos fiéis como protetora dos olhos.

Todo dia 13 de dezembro, dia do festejo em honra à santa, a cidade vira rota para católicos em busca de milagres. Por causa da sua importância histórica, o festejo entrou em 2003 para o calendário turístico do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário