MERCEARIA SILVA

MERCEARIA SILVA
ECONOMIZANDO COM VOCÊ

ASSINA JÁ "NEW NET"

ASSINA JÁ "NEW NET"
SUA INTERNET NA VELOCIDADE DA LUZ

sábado, 22 de julho de 2017

Reforma da Praça Matriz, em Santa Luzia, gera emprego e renda

02928_reforma_da_prac3a7a_da_matriz_9079793008826405938

O principal cartão-postal da cidade de Santa Luzia, a Praça Raimundo Acácio, mais conhecida como Praça Matriz, está sendo reformado pelo Governo do Maranhão. (Foto: Zaquel Campos)

ASSECOM

O principal cartão-postal da cidade de Santa Luzia, a Praça Raimundo Acácio, mais conhecida como Praça Matriz, está sendo reformado pelo Governo do Maranhão. Famosa por receber milhares de fiéis durante o festejo em homenagem a Santa Luzia, a praça está passando por reforma completa. Além de agradar a população, a obra está gerando emprego e renda. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) está à frente da revitalização do espaço e o prazo para a conclusão da primeira etapa da obra é novembro deste ano.

“A Praça Matriz é rota para milhares de peregrinos vindos de todo o país. Sabendo da importância deste espaço não só para a cidade, mas para todo o Brasil, estamos modernizando toda a praça, que há muito tempo não passava por reforma e ficou totalmente abandonada durante a gestão passada. Agora, a população terá a oportunidade de desfrutar de um aparelho público bonito e renovado, renovando ainda a rota turística do Maranhão”, declarou o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.

De acordo com o plano de ação da Sinfra, o investimento de R$ 1.816.807,30 garante a troca do piso e meio-fio, a construção de uma área verde para convivência com rampas de acesso, estacionamento e será instalada uma academia ao ar livre com playground. A iluminação também será trocada.

“Estamos demolindo o piso e executando a drenagem superficial que é composta por meio-fio e sarjeta. Posteriormente vamos executar a instalação elétrica embutida no piso e, logo após, a concretagem do piso, o transformando completamente”, destacou o engenheiro Fábio Dantas, que acompanha a obra.
O lavrador José Ferreira Sousa, 74 anos, recebe constantemente em sua casa a irmã Maria Sousa dos Santos, 81 anos, devota de Santa Luzia, que mora no povoado Buritizinho, cerca de 100km de Santa Luzia. Sentados à porta em frente à praça para conversar e observar o ritmo da obra, eles destacam o sentimento de ver o espaço sendo transformado.

“Tem 60 anos que moro aqui e nunca tinha visto uma obra assim na praça. Ela está ficando linda”, comentou José Ferreira. Já a irmã dele, Maria Sousa, destacou a felicidade com a revitalização do espaço. “Sou devota de Santa Luzia e venho todos os anos para o festejo. Agora vou vir com mais alegria participar, pois sei que a praça vai ficar muito bonita e iluminada”, acrescentou.

Geração de emprego e renda

Além de proporcionar um ambiente mais confortável, a obra deixará como marca a geração de emprego e renda. Todo o material mineral (areia, cimento, barro, etc) são comprados na região, o que soma cerca de R$ 50 mil na economia local. Para revitalizar o espaço, 37 colaboradores foram contratados. Um deles é o pedreiro Josiel Oliveira da Silva, que estava desempregado desde 2015.
“Estava muito difícil arrumar emprego. Estava fazendo alguns bicos, mas nada com carteira assinada. Agora posso fazer planos e ainda ajudar a construir um espaço mais bonito para a minha cidade”, conta Josiel que é natural de Santa Luzia.

Outro santa-luziense-do-paruá que festejou a chegada da obra foi o ajudante de pedreiro Kenned José de Melo. Ele esta de volta à cidade, após passar um ano desempregado em Parauapebas (PA).

“Eu tenho muito agradecimento por estar trabalhando aqui. Todo filho de Santa Luzia está feliz com essa reforma. Morava em Parauapebas e passei um ano desempregado. Quando voltei e vi essa obra aqui, eu fui pedir emprego e a empresa me contratou”, detalhou Melo.
Praça Matriz

A Praça Matriz é receptáculo da Paróquia-Santuário de Santa Luzia e foi o primeiro espaço de convivência da cidade de Santa Luzia. Desde 1948, o espaço recebe pessoas de diversas partes do país e do mundo que vem visitar a igreja nas peregrinações em homenagem à Santa Luzia, conhecida pelos fiéis como protetora dos olhos.

Todo dia 13 de dezembro, dia do festejo em honra à santa, a cidade vira rota para católicos em busca de milagres. Por causa da sua importância histórica, o festejo entrou em 2003 para o calendário turístico do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.