TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

INÉDITO - Primeira cirurgia a Laser foi realizado com sucesso no HRT em Timbiras.

Videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen (laparo). Para criar o espaço necessário as manobras cirúrgicas e adequada visualização das vísceras abdominais a cavidade peritonial é insuflada com gás carbônico. 

O instrumental cirúrgico e a endocâmera entram na cavidade através de trocaters, que são como tubos com válvulas para permitir a entrada de CO2 e dos instrumentos sem a saída de gás, que são introduzidos através de pequenas incisões na pele (i.e. 5 a 10mm).

O pneumoperitônio é realizado de forma aberta ou fechada. Na forma aberta é realizada uma minilaparotomia e o trocar é inserido diretamente, sob visão direta na cavidade. Na forma fechada é realizada uma punção com uma agulha especial (agulha de Veress) e após ser atingido o nível pressórico desejado é inserido um trocar com um mandril (tipo de punção afiado que preenche o trocar) às cegas na cavidade. Após a introdução do primeiro portal é inserida a endocâmera, a cavidade é inspecionada e são inseridos demais portais de acordo com a necessidade, de acordo com o procedimento a ser realizado. Ao final da operação são retirados os trocartes e as incisões são fechadas. A técnica de videoendoscopia também pode ser realizada em outros compartimentos como no tórax (videotoracoscopia), no pescoço, na face (em procedimentos de cirurgia plástica), vias urinárias e articulações. 

Nas artroscopias (videoendoscopia de articulações) e endoscopia urinárias não é utilizado o gás carbônico para se criar espaço de trabalho e sim água destilada. 

INÉDITA

Pela primeira vez esse procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso no HRT em Timbiras. A cirurgia foi realizada nesta ultima quarta-feira (08/08/18), a paciente foi uma timbirense que teve sua identidade preservada. A equipe médica foi comandada pelo Dr. Felipe Rocha de Teresina e toda equipe de profissionais do HRT. contou o medico, "Olha Silvio a cirurgia foi um sucesso, com previsão de alta amanhã, e retorno precoce às suas atividades cotidianas. Quero agradecer ao Governo do Estado que tem proporcionado a sua população uma SAÚDE de qualidade e resolutividade, bem como a todos que com compromisso e dedicação tem feito do HRT um hospital de referência na rede.

"Sansão Pinheiro diretor geral do HRT, falou de mais uma conquista para a população de Timbiras e Região, pois era um sonho de todos e agora é realidade e somos um dos poucos serviços que realiza esse tipo de procedimento cirúrgico no Maranhão. Fomos agraciados com mais essa conquista, disse Sansão".




Um comentário: