TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 12 de agosto de 2018

Produção da agricultura familiar abastece merenda escolar de qualidade em Timbiras

Produto da Agricultura Familiar
A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. A aquisição dos produtos da Agricultura Familiar poderá ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório.

E esse ano a Prefeitura de Timbiras, está novamente comprando dos pequenos produtores rurais, "o secretario municipal de agricultura Livaldo José, nos contou que no ano passado eles começaram com apenas 20 agricultores, muitos desconfiados porque gestões anteriores não os pagavam, mas em nossa gestão isso não acontecerá pois o prefeito Dr. Antonio Borba tem nos dado todo suporte, e esse ano estamos com 52 e no ano vindouro vamos triplicar com muita fé para gerar novos empregos e esse é o compromisso com nossos alunos em levar uma merenda de qualidade produzida pelos nossos agricultores, concluiu o secretario".

Abóboras
Em seu primeiro ano a agricultora Maria Denir falou que esta satisfeita, " Muito bom...um incentivo muito bom, agente já não tem outra renda e com essa ajuda a complementar a renda da família, e agente planta mamão, macaxeira, feijão, batata, criamos o frango Caipirão, produzimos o azeite a farinha e vendemos através do PNAE para a prefeitura e agradecemos ao prefeito, ele tem sido um grande parceiro, disse a produtora rural".

Fomos em algumas escola conferir a merenda escolar, e constatamos a dispensa e todos os armários lotados com a merenda escolar. No C.E.F.  Lauro Pereira, os alunos estão gostando demais da merenda escolar, com um cardápio diversificado o alunado tem saboreado a merenda que vem da agricultura, e nessa reportagem fotografamos o Milho cozido servido, e em outra ocasião, o Frango Caipirão, e sem falar que ainda será servido a batata doce, o arroz comum, a macaxeira, Mamão, o milho verde, e outros produtos que vem para complementar como o cheiro verde, a pimentinha de cheiro, farinha, abóbora e muitos outros. Merenda saudável sem agrotóxicos.

Mas vale ressaltar que os 70% vem o Chocolate, Avêia, Feijão, Macarrão, Arroz, Bolacha, Sardinha, Frango, Sucos, "em fim segundo o Coordenador da merenda escolar Zé Mário, a merenda não é mais problema em Timbiras, os críticos podem falar, mas eu convido a todos para acompanhar e vir conferir o nosso deposito, isso vale o total empenho de nosso gestor, afirmou Zé Mário". 
Milho e Macaxeira
Alunos do CEF Lauro Pereira merendando Arroz com sardinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário