TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 5 de janeiro de 2020

Japonesa de 117 anos é a pessoa mais idosa do mundo, segundo livro dos recordes

Considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, a japonesa Kane Tanaka, de 117 anos, posa com chocolates que trazem o nome das eras japonesas. Tanaka nasceu durante a era Meiji, época de grande transformação no Japão. — Foto: Ryosuke Uematsu/Kyodo News via AP

Kane Tanaka nasceu em 1903 e teve cinco filhos, sendo quatro biológicos e um adotivo. Atualmente ela vive em uma casa de repouso.

Por G1

A pessoa mais idosa do mundo é a japonesa Kane Tanaka, que comemorou seu aniversário de 117 anos em um lar de idosos em Fukuoka, no sul do Japão, neste domingo (5). 

Tanaka é considerada a pessoa viva mais velha do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes, desde o ano passado, então com 116 anos. Agora ela bate o próprio recorde. 

Para celebrar o marco, Tanaka ganhou uma festa de aniversário dos funcionários da casa de repouso em que vive, segundo a agência de notícias Reuters. Tanaka foi presenteada com um grande bolo e, depois de comer o primeiro pedaço, disse: "Eu quero mais". 

Segundo o Guinness World Records, Tanaka nasceu prematuramente em 2 de janeiro de 1903, três anos antes de Santos Dumont voar no 14-Bis. Em 9122, casou-se com Hideo Tanaka, com quem teve quatro filhos e adotou um quinto.

O Japão já registrou vários recordes de pessoas mais longevas do mundo. O homem que chegou à idade mais avançada no mundo todo foi um japonês, Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013 aos 116 anos. 

Envelhecimento da população japonesa

A idade recorde de Tanaka é simbólica para o Japão, que, juntamente com a queda na taxa de natalidade, está assistindo a um vertiginoso aumento da sua população idosa. A questão levanta preocupações quanto a escassez de mão-de-obra e as perspectivas de crescimento econômico do país no futuro.
Segundo um estudo da ONU do ano passado, a população do Japão deverá encolher 21% entre 2020 e 2050.

Casos brasileiros

Apesar do livro dos recordes reconhecer a japonesa Tanaka como a pessoa viva mais velha do mundo, o Brasil reivindicou o posto duas vezes no ano passado, com uma baiana de 118 anos e uma alagoana de 117. Veja a história delas:


Alagoana de 117 anos pode entrar para o Guinness como a pessoa mais velha do mundo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário