Com
regime de força tarefa e a análise de mais de sete mil processos, o
Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev)
concluiu o ano de 2022 tendo analisado todos os pedidos relativos a
concessão de aposentadoria, pensão, reforma, transferência para a
reserva remunerada, incorporação de tempo de serviço e revisão de
proventos que estavam em tramitação. O resultado é considerado histórico
para a previdência estadual e positivo para os segurados já que, com a
tramitação mais ágil do processo, é reduzido o tempo para concessão dos
benefícios.
Em
sua conta nas redes sociais, o governador do Estado, Carlos Brandão,
destacou o trabalho da equipe do Iprev. “O governo do Maranhão alcançou
números históricos na gestão previdenciária. Parabéns aos servidores”,
escreveu ele.
O
presidente do Iprev, Guilberth Garcês, também reforçou a importância
dos números alcançados. “Conforme direcionado pelo nosso governador,
trabalhamos de forma a tornar cada vez mais célere a tramitação dos
processos dentro do nosso instituto. Agradeço o esforço das equipes, que
analisaram milhares de processos com rapidez e transparência, sem
prejuízo do rigor técnico”, afirmou.
Resultados
No
total, foram analisados 1.635 pedidos de pensões; 3.571 de
aposentadoria, reforma ou transferência para a reserva remunerada; 1.144
pedidos de incorporação e desincorporação de tempo de serviço; e 714
revisões de proventos. No mesmo período, o Iprev emitiu, ainda, 1.878
certidões e declarações de tempo de contribuição.
Após
análise, os processos seguem para implantação do benefício, diligências
ou arquivo, a depender do caso. A diretoria de previdência pública
estadual, Hilza Paixão, explica que o tempo de análise é variável. “A
complexidade de cada caso e a necessidade de avaliação criteriosa dos
documentos apresentados faz com que o tempo de análise varie de um caso
para o outro. Mas o nosso time de analistas está capacitado e empenhado
em dar seguimento aos processos da forma mais rápida possível. Estamos
muito felizes por ter cumprido essa meta e alcançado resultados tão
positivos”, comemorou Hilza.
Desde
a primeira gestão do governador Carlos Brandão, o Iprev já vinha
executando iniciativas para reduzir o tempo necessário à análise e
concessão de benefícios, bem como para facilitar o acesso aos serviços
da previdência. Atualmente, os pedidos de pensão e o agendamento de
perícias médicas, por exemplo, são solicitados exclusivamente pela
Internet. O Instituto trabalha, atualmente, em mais iniciativas para
melhorar a qualidade dos serviços, como a digitalização de processos e a
implantação de sistemas online de agendamento.
Saiba mais
Informações
sobre os serviços do Iprev estão disponíveis no site oficial do
Instituto (iprev.ma.gov.br) ou através da assistente virtual Juçara, do
Governo do Estado, no WhatsApp (98) 9100 6166. A Agência Previdenciária
do Estado está localizada na Av. São Luís Rei de Franca, nº 473, e
oferece atendimento ao público das 8h às 18h.
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