TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Em quatro meses, Hospital de Câncer do Maranhão contabiliza mais de 18 mil exames de diagnósticos

 

Hospital de Câncer do Maranhão conta com 101 leitos de internação (Foto: Divulgação)

O Hospital de Câncer do Maranhão é referência na assistência oncológica no estado. Entre os meses de abril e agosto desse ano, a unidade contabilizou mais de 18 mil exames de diagnósticos. O hospital, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), funciona 24 horas com Internação, Serviço de Pronto Atendimento Oncológico, Ambulatório e Salão de Quimioterapia, bem como atende diversas especialidades, como coloproctologista, mastologia, oncologista clínico.  

A unidade estadual monitora as ações e resultados das atividades para melhoria contínua dos serviços oferecidos, com implantação e revisão dos processos de trabalho.

A diretora geral do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Carolina Costa Marques, frisou que o hospital tem um papel de extrema relevância no panorama da saúde, por ser uma unidade pública do Estado com Assistência Oncológica Unacon e serviço de Hematologia estando de acordo com a Portaria 140/20214 do Ministério da Saúde. “Estamos buscando aperfeiçoar cada vez mais o serviço expandindo produção, ampliando os serviços com a busca ativa de pacientes com diagnóstico de câncer e buscando satisfação do nosso usuário”, frisou.  

Entre os exames de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapia como Laboratório, Patologia Clínica, PET CT e Ressonância Magnética foram realizados 18.125 exames, sendo 2.402 no mês de abril, 3.177 em maio, 3.359 em junho, 4.493 em julho e 4.494 em agosto.  O hospital conta ainda com serviços próprios como raio X, tomografia, ultrassonografia, mamografia, endoscopia e colonoscopia, além de uma equipe multiprofissional. 

O relatório apontou que, entre os exames do tipo biópsia para identificação de neoplasias, houve aumento da demanda. Os exames saltaram de 27.270 em abril para 33.658 em agosto.  A oferta de consultas em várias especialidades também aumentou. Em abril, foram contabilizadas 2.721. Em agosto esse número subiu para 3.090.  O número de internações também aumentou. De maio a agosto foram 1.215 internações. 

A unidade de saúde apresentou também outras melhorias como o aumento da oferta de vagas para marcação de primeira consulta, reorganização de fluxos internos, abertura de novo canal de atendimento via WhatsApp, reuniões semanais com o Núcleo de Segurança do Paciente, entre outros. 

“Estamos satisfeitos com os resultados, mas sabemos que precisamos melhorar cada vez mais. Nosso objetivo é assegurar excelência de serviços, melhoria constante do nosso trabalho e garantir a segurança das ações de saúde”, afirmou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande.  

O Hospital de Câncer do Maranhão possui 101 leitos de internação divididos entre clínica cirúrgica, oncologia clínica e cuidados paliativos; e 16 leitos de unidade intensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário