TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 29 de julho de 2014

História da época de ouro da comunicação timbirense



A extinta rádio FM nossa senhora dos remédios fundada no ano de 1996 através da Associação comunitária Timbirense Irmã Mathildes, e com apoio da paróquia nossa senhora dos remédios através do padre Alfredo, marcou época na comunicação Timbirense. 

Destacamos a participação de uma diretoria atuante com uma idéia inovadora, criar um veiculo de comunicação que pudesse ser a voz da população em todos os momentos. Francisco Gonçalves Cachina foi o grande responsável pela a implantação da idéia, através dele vieram outras pessoas que também foram fundamentais, como por exemplo, Luís Henrique Sales e muitos outros.

A emissora foi ao ar com a frequência 103,5 MHZ, mas, sem a licença para funcionar, enquanto isso o incansável Cachina preparava toda a documentação e dava entrada no ministério das comunicações para conseguir a licença, mas infelizmente apesar de todo esforço esbarrou na falta de apoio político, situação principal para decidir a conquista.

No inicio a rádio tinha apenas o locutor Edivar Sampaio que ficava o dia todo na programação, depois veio o experiente Wellington Campos das oito ao meio dia, foi quando a pedido da associação a prefeitura cedeu o funcionário Romenigue Couto para gerenciar a programação. A partir dai foi iniciado o recrutamento de várias pessoas que tinham afinidade com a comunicação, só então foi montada uma programação campeã de audiência. Nessa programação podemos citar Vitorino, Jairo, Wellington Campos, Silvio Ramon, Derys Nascimento, Lauro Junior, Edinaldo Silva, Pedro de Sousa, Pedrinho Filho, Luis de Sousa, Zé Carlos Costa, Antônio Silva, Jotta Orlando, Marcio Cardoso, Antônio José, Edivar Sampaio, Romenigue Couto, Jaqueline Carter, Merydiane Santos, Vera Macedo, Gleycia Cardoso, Moreira, Eudo Roots, Junior Marley, Antonio Pedra, Adalberto Melo, Clodoaldo Monteles e Geovane Santos, os técnicos de manutenção Francisco Marinho e Constantino Machado e a diretora comercial Conceição.

O AUGE
Um time que fez história através de uma audiência que liderava de ponta a ponta na cidade. Na época sem a existência do aparelho celular, o telefone mais acionado era o 3668 – 1206 para pedir musicas, fazer reclamações, ou desejar parabéns. O programa show tropical de Wellington Campos era o campeão de recebimentos de cartas, e de maior arrecadação nas campanhas de solidariedades. O programa FM na bola através das apresentações diárias e as transmissões de final de semana fez o diferencial no futebol Timbirense com criticas construtivas, e polêmicas que fortaleceram no dia a dia o futebol local. Outro ponto forte na programação era o jornalismo através de uma equipe externa que priorizava a noticia com ligação direta em todos os programas. 

Além de toda essa equipe de craques da comunicação Timbirense a emissora contava com um prédio próprio equipamentos modernos, e um profissional altamente criativo, o colaborador DJ Willians que era responsável pela criação das trilhas e vinhetas da rádio. Durante todo esse tempo a audiência era disputada de forma saudável e criativa, o certo mesmo era que ninguém desligava o rádio enquanto a programação tivesse no ar. 

O Locutor Silvio Ramon disse que participar daquela equipe foi um grande privilégio: “Olha Romenigue Participar daquela equipe apresentando dois programas de grande sucesso nos finais de semana foi um grande prazer, no sábado das 18h00min às 20h30min fazíamos o Temperatura Máxima, onde tocávamos vários hits dançantes como o velho Hagga, Miami, Rap, funk e muito dance. E no domingo do meio dia às 14h00min fazíamos o Spacy Mix, praticamente era mesmo estilo do Temperatura Máxima, o publico gostava bastante era uma ligação atrás da outra, sorteios de camisetas padronizadas e CDs com as musicas do programa, era uma verdadeira salada de musicas, sinto falta daquele tempo Romenigue”. Silvio Ramon confessou ainda que quando não estava apresentando os programas estava em casa de radio ligado na emissora ouvindo os colegas, o locutor Silvio Ramon ainda lembrou emocionado os momentos de operador de áudio na equipe de esporte e as reportagens que fazia nas transmissões dos jogos.   

 O FIM

Infelizmente durante os oito anos de luta de Francisco Gonçalves Cachina, que fez de tudo para consegui a licença de funcionamento junto ao ministério das comunicações indo por varias vezes em São Luís, e em Brasília acelerar o processo de liberação da licença, a rádio foi fechada por varias vezes, até que no ano de 2004 por reincidência a policia federal levou os principais equipamentos fechando de vez a Rádio nossa senhora dos remédios, deixando apenas a saudade e a certeza de que tudo nesse País depende de apoio político, e que aquela decisão da justiça calou a voz de uma equipe que apenas levava alegria e esperança de dias melhores para os timbirenses.

Reportagem de Romenigue Couto

2 comentários: