TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Sucuri de 3,5 metros devora duas galinhas e é capturada em MT

Moradora encontrou cobra dentro do galinheiro nos fundos da casa dela.

Biólogo acredita que sucuri é fêmea e galinhas eram presas fáceis.

Denise SoaresDo G1 MT
Sucuri de 3,5 metros devora duas galinhas e é capturada em Mato Grosso (Foto: Tenente Daniel Alves/ 2º BBM)Sucuri de 3,5 metros devora duas galinhas e é capturada em Mato Grosso (Foto: Tenente Daniel Alves/ 2º BBM)
Uma cobra foi capturada por bombeiros após devorar duas galinhas no quintal de uma residência na manhã desta quinta-feira (14), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. De acordo com os bombeiros, a cobra tem 3,5 metros de cumprimento e é uma sucuri. O animal foi encontrado pela dona da casa em um galinheiro da propriedade, no Bairro Jardim Paula 1.

Segundo o sargento dos bombeiros que participou da ocorrência, Antônio Ventura Moraes Silva, o galinheiro fica nos fundos da residência, bem perto do Córrego das Traíras. É desse local que os bombeiros acreditam que a cobra tenha surgido.

“Ela foi vista pela proprietária da casa depois que as galinhas começaram a fazer um barulho estranho, provavelmente por conta do ataque [às aves]. A cobra já tinha comido duas galinhas e as vomitou. O que chama a nossa atenção é ser uma casa próxima a um córrego e com crianças nessa região, poderia causar algo ruim. A casa não tinha muro nem cerca”, explicou o sargento ao G1.

Cobra foi capturada após devorar duas galinhas em galinheiro (Foto: Tenente Daniel Alves/ 2º BBM)Cobra foi capturada após devorar duas galinhas em galinheiro (Foto: Tenente Daniel Alves/ 2º BBM)
Ainda perto da casa existem outras propriedades com criação de peixes, galinhas e porcos. A moradora ligou para os bombeiros depois de encontrar a cobra no galinheiro. Quatro militares fizeram o resgate do animal e colocaram a sucuri dentro de uma caixa usada especificamente para captura de animais silvestres.

“Os bombeiros são treinados para capturarem esses animais sem machucá-los ou causar nenhum tipo de ferimento. Nós imobilizamos a cabeça da cobra e a reação automática dela é ficar mais agressiva. Acreditamos que ela tenha um peso entre 20 a 25 kg”, estimou o sargento.

Sucuri de 3,5 metros deve ser solta em área afastada da cidade (Foto: Tenente Daniel Alves/ 2º BBM)Sucuri de 3,5 metros deve ser solta em área afastada da cidade (Foto: Tenente Daniel Alves/ 2º BBM)
A sucuri foi levada para o batalhão dos bombeiros e deve ser solta na tarde desta quinta-feira em uma área afastada da zona urbana. O animal será solto na região da BR-070, na saída para Cáceres, a 220 km de Cuiabá.

O técnico e biólogo da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, Luiz Eduardo Saragiotto Silva, confirmou que a cobra é da espécie sucuri. “É uma sucuri adulta e provavelmente é fêmea, já que o macho dessa espécie não ultrapassa os 2 metros de cumprimento”, explicou o biólogo.

Bombeiros dizem que animal tem 3,5 metros e aproximadamente 25 kg (Foto: Tenente Daniel Alves/ 2º BBM)Bombeiros dizem que animal tem 3,5 metros e aproximadamente 25 kg (Foto: Tenente Daniel Alves/ 2º BBM)
Segundo ele, a sucuri é um animal que existe em todo o Brasil, tanto na área urbana quanto rural. Sobre o fato de ter devorado duas galinhas, Saragiotto acredita que as aves eram presas fáceis. “Esse bicho queria comida então essa criação é uma presa fácil. A frequência desses ataques não é tão alta, mas acontece”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário