TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Universitários do Projeto Rondon conhecem trabalhos dos técnicos que atendem famílias do Mais IDH




Nesta última semana estudantes e professores universitários de sete instituições de ensino superior conheceram os trabalhos realizados pelos técnicos que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para famílias dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano, por meio do Plano Mais IDH. Os rondonistas acompanharam os trabalhos dos técnicos que estão transformando a vida das famílias no município de Serrano do Maranhão.

Durante a visita os universitários conheceram equipe de ATER do Plano Mais IDH e acompanharam os trabalhos realizados pelos responsáveis de melhorar a vida do homem do campo. Os técnicos apresentaram as ações que desenvolvem, como a implantação dos Sistemas Integrados de Tecnologia Social e à assistência aos agricultores familiares. 

"Mostramos aos alunos do projeto Rondon como eles podem levar a ideia da implantação de sistemas de baixo custo e alto benefício para outros lugares", comentou o técnico do município de Serrano, Cristiano Barros.



Os rondonistas realizam diversas palestras e oficinas sobre os temas como Comunicação, Saúde, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia, Produção, Direitos Humanos e Justiça, além da prestação de diversos serviços à população.

“Técnicos do Plano Mais IDH, jovens dos Projeto Rondon e produtores familiares juntos fazendo a história do Maranhão. Essa parceria é motivo de orgulho e comprovação de que estamos avançando no caminho certo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares. 

Os técnicos que atendem as famílias dos trinta municípios incluídos no Plano Mais IDH, já atenderam, desde o início de suas atividades no mês de outubro do ano passado, 1.567 famílias com implantação de Sistec’s (hortas, suínos, aviários, caprino, tanques para criação de peixe.

"Essa é apenas uma das muitas ações que as equipes estão desenvolvendo nos municípios, e eles estão com muita garra em promover a mudança", comentou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Projeto Rondon

A missão do Projeto Rondon é levar o estudante universitário a realizar ações que contribuam para o desenvolvimento local, sustentável, colaborando com o bem-estar da população e exercitar a cidadania. Desde seu relançamento em 2004, o Projeto Rondon, nestes 10 anos, atingiu as seguintes marcas: mais de 15 mil alunos de 500 instituições de ensino superior atuando em 894 municípios em 23 estados da federação.

O projeto Rondon Regional/Especial “Operação Bacuri” é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Governo do Estado e desenvolvido, no Maranhão, pela Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv). As atividades da ‘Operação Bacuri’ seguem até o dia 29 nos cinco municípios participantes: Conceição do Lago Açu, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão e Bacuri.



Participam do projeto mais de 100 jovens e professores universitários de sete instituições de ensino superior do estado (Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão, IFMA, Ceuma, Faculdade Estácio, Faculdade Pitágoras, Faculdade do Vale do Itapecuru-FAI).

Trabalho em campo

No período de chuvas os técnicos têm de lidar com adversidades como a lama nas estradas vicinais, "mas nada parece conseguir para-los", como ressalta o secretário de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário