TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 30 de maio de 2018

SEMA intensifica ações voltadas para secas e inundações

 


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) recebeu uma nova reestruturação da Sala de Situação, que funciona como um centro de prevenção, monitoramento e mapeamento de eventos hidrológicos, integrado à Agência Nacional de Águas (ANA). A nova estrutura conta com equipamentos que pretende ampliar a visão de atuação do setor para atender as metas estabelecidas pela ANA, além de intensificar as ações voltadas para secas e inundações.

“A Sala de Situação tem por objetivo contribuir para a gestão integrada de bacias hidrográficas e identificação de eventos extremos, mediante acompanhamento e previsão das condições hidrometeorológicas, que é o ramo das Ciências Atmosféricas que trata do ciclo da água na atmosfera e na superfície”, explicou o Coordenador da Sala de Situação da SEMA, Silvio Duailibe.

Ele, ainda, complementou: “a finalidade é minimizar os efeitos adversos de secas e inundações, e para atingirmos estes propósitos são utilizados dados de monitoramento de chuvas, de níveis e vazões dos rios, de operação dos principais reservatórios, previsões de tempo e clima de modelos hidrológicos, e de registros de ocorrências de situação de emergência ou estado de calamidade pública nos municípios”.
 
SOBRE A SALA DE SITUAÇÃO
 
A Sala de Situação funciona como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisão por parte do órgão gestor de recursos hídricos estadual, identificando possíveis ocorrências de eventos críticos por meio do acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos do Estado. Dessa maneira, permite a adoção de medidas preventivas e mitigadoras dos efeitos de secas e inundações.
 
Além do monitoramento dos sistemas de alerta existentes, a Sala de Situação também emite avisos quando são detectadas situações de anormalidade hidrológica em algum rio ou reservatório por ela monitorado.
 
Ascom: SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário