TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Enfermeiro Sansão Pinheiro aborda em palestra para estudantes a importância da prevenção do câncer de mama

 
Educar para prevenir. Esse foi o tema abordado na palestra sobre a prevenção do "Câncer de mama:" ministrada pelo enfermeiro e diretor do Hospital de Timbiras, Sansão Pinheiro, quinta-feira (31), para aproximadamente 200 estudantes da Escola Militar Tiradentes em Caxias. 

De acordo com Sansão, é muito importante falar sobre o assunto para identificar os sintomas e diagnosticar a doença precocemente. “Expliquei a fisiologia da mama e como ocorre esse tipo de câncer, exames preventivos, formas de tratamento e reconstrução mamária”.

A palestra foi proveitosa. “Apresentamos que a cura existe, mas que a prevenção é o primeiro cuidado com a saúde. Espero que eles adotem essa atitude e repassem o aprendizado aos familiares e amigos”.


Em tempo
Segundo estimativas, quase 58 mil mulheres, no Brasil, serão diagnosticadas com o câncer de mama em 2019. “É muito importante que esse rastreamento (pela mamografia) seja feito no início da doença, pois isso possibilita 100% de cura por meio do tratamento", explicou Sansão Pinheiro. 
A mamografia é recomendada para mulheres, a partir de 40 anos, mesmo que não haja histórico familiar da doença. Se a paciente for considerada de alto risco, o rastreamento começa mais cedo. “O exame vai detectar tumores não palpáveis em pacientes assintomáticas. Em casos específicos, como pacientes de mamas densas ou jovens, a ultrassonografia é utilizada como complemento. Já o autoexame é importante para a mulher adquirir o autoconhecimento para que consiga perceber alguma alteração”, destacou.
Enfermeiro Sansão Pinheiro ministrando palestra na Escolar Militar Tiradentes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário