TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Prefeitura de Timbiras discute estratégias e metas para o Busca Ativa Escolar no município


Na manhã desta quinta-feira (9) a secretaria municipal de educação realizou no prédio da Câmara de Vereadores, uma reunião para planejar as ações do programa Busca Ativa, que tem como princípios e objetivos Identificar crianças e adolescentes que estejam fora da escola. 

 

Solucionar os casos de crianças e adolescentes fora da escola, fazendo os encaminhamentos necessários aos serviços públicos e realizar diagnósticos sobre as causas da exclusão escolar como fala a Coordenadora do programa, Maria Raimunda. “A secretaria de educação por meio do secretário Raimundo Nonato e do nosso prefeito Dr. Antonio Borba, decidiu marcar esse encontro hoje com representantes da secretaria de Saúde, Assistência social, agentes comunitários de saúde, conselho tutelar e demais parceiros para traçar estratégias para o plano de ação do busca ativa que visa resgatar todos os alunos fora da sala de aula e a conquista do selo UNICEF”, enfatizou a Coordenadora.


A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento e outros, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola, e que segundo o prefeito Dr. Antonio Borba a prioridade é fazer esse resgate e garantir que todas as crianças com idade escolar e adolescentes estejam na sala de aula. “Primeiro quero parabenizar toda a equipe da secretaria de educação pelo compromisso e responsabilidade que vem tendo em relação a esse tema, sei da luta dos nossos gestores escolares na busca por alunos evadidos e até mesmo por aqueles que se quer fizeram a matricula. Essa reunião mostra o nosso compromisso em unir forças em prol de garantir um futuro digno para essas nossas crianças, adolescentes e jovens através da educação. E quanto a mim como gestor, vou fazer tudo que tiver ao meu alcance para apoiar esse projeto e manter essas crianças na escola”, disse o prefeito.

No final do evento todos os parceiros saíram conscientes da sua responsabilidade e compromisso seja como profissional ou cidadão (a) para que no futuro essas crianças e jovens resgatados para a sala de aula seja orgulho para seus familiares e para o município e não um problema para a sociedade.


Por: Romenigue Couto
Fotos - Osvaldo Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário