TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 28 de março de 2020

O Nero do Brasil Contemporâneo por "Caio Corrêa Braga".

*Caio Corrêa Braga*
Diante da pior crise pela qual o Brasil passa, pelo menos, no século XXI, Bolsonaro contempla e parece torcer pela desgraça do próprio povo que o sufragou presidente em 2018. Por meio de suas falas inadequadas, completa incapacidade de coordenação e administração políticas e descrença na ciência e na experiência mundial de combate, até agora, à COVID-19, Bolsonaro toca fogo no Brasil enquanto parece apreciar a desgraça para a qual seu próprio país caminha. Não era de se esperar comportamento diferente de um sujeito eleito num cenário de completa radicalização política e que, diante da perda de apoio popular e do insucesso do programa liberal mofado aplicado à economia, tem de buscar no conflito suas chances de sobrevivência política.

Diante disso, o questionamento que deve ser feito no momento é até quando aguentaremos suas atitudes, as quais colocam em risco não somente o processo de recuperação econômica do país, mas, sobretudo, as instituições da democracia brasileira e a saúde dos milhões de brasileiros que podem ser acometidos por essa desgraça sanitária. Diferentemente do que afirma o presidente, não há contradição entre a saúde dos cidadãos e a recuperação econômica. Ao invés, quanto mais restritivas e duras forem as medidas de isolamento social tomadas agora, mais rápido poderá o país voltar à normalidade. Afinal, não há recuperação econômica sem vidas que a ela possam dar fôlego.

O presidente da República deve olhar para seus tão queridos líderes Trump e Netanyahu e se espelhar sobre como agir diante da pandemia, pois estamos a poucos dias do colapso dos sistemas de saúde público e privado, da explosão do número de casos e das mortes no país, os quais se encontram, inclusive, subnotificados.

Mudará Bolsonaro a forma como conduz o país na pior crise do século? Muito difícil. O que resta é deixá-lo sozinho, como se fosse uma criança que se recusa a andar com os pais e, depois de ver que se encontra sozinha, volta correndo atrás. Cabe aos governadores e prefeitos ignorarem qualquer orientação que venha do governo federal e recomende a retomada das atividades rotineiras, sob o risco de que se não o fizeram, serão julgados pela História e irão para a lata do lixo desta.

*Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador nas áreas de Segurança Internacional e Defesa e Inovação, Ciência e Tecnologia no Brasil*

28 de Março de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário