TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 29 de junho de 2014

Nova ponte sobre o Rio Anil vai interligar Via Expressa e avenidas


Obra vai custar R$ 160 milhões e terá financiamento do BNDES.
Ponte terá 918 metros de extensão e vão central de 180 metros.

Imagem ilustrativa na nova ponte que será construída (Foto: Divulgação/ Secom)
Imagem ilustrativa na nova ponte que será
construída (Foto: Divulgação/ Secom)

São Luís deverá contar com uma nova ponte sobre o Rio Anil para desafogar o trânsito caótico da capital. Conforme matéria de André Lisboa, publicada em O Estado do Maranhão deste domingo (29), a obra vai interligar a Via Expressa (à altura do bairro Recanto dos Vinhais) à Avenida Dom José Delgado, que, por sua vez, se liga à Avenida dos Franceses e à Avenida IV Centenário.

A ponte terá 918 metros de extensão, com vão central de 180 metros, e duas pistas de rolamento em cada sentido, passeio com 2,3 metros e uma ciclovia com a mesma largura. O edital de licitação da obra deverá ser publicado no início do mês de julho. O prazo para a entrega da obra é de 18 meses após o início da construção, que aguardará a finalização do processo licitatório.

"Após a realização da licitação, cerca de 60 dias a 90 dias após a publicação do edital, já devemos começar a obra imediatamente. Esperamos que não haja problemas burocráticos na concorrência das obras", disse o secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro.

Os recursos foram garantidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e totalizam R$ 160 milhões.

Elaborada com o intuito de reduzir os impactos ambientais e proteger o mangue da região, a ponte estaiada, isto é, construída com vãos progressivos, que protegerão as áreas de manguezais na região do Vinhais Velho. "Nossa preocupação na concepção do projeto foi preservar a área de mangues no local de instalação da ponte. Como ela é bem alta, os danos serão mínimos. A ponte não vai sufocar o mangue", explicou Ribeiro.

Acordo

Em um futuro próximo, obras como a Via Expressa farão parte de um sistema viário na Ilha de São Luís, imprescindível para a circulação dentro da cidade. Ela se conectará a obras do Estado e do Município de São Luís, que estão dentro do pacto de mobilidade urbana do Ministério das Cidades, que vão ligar a região do Ipase à Cohab.

"Por exigência do Ministério das Cidades, com quem nós conversamos muito até chegar a um documento razoável que pudesse ser executado, foi preciso um debate e acordos para evitar erros, como trabalhos coincidentes da Prefeitura e do Estado sobre um mesmo trecho da cidade", explicou o secretário José Raimundo.

Governo estadual e Prefeitura municipal tiveram de entrar em acordo para se ajustar às cobranças do Ministério das Cidades. "Fizemos uma ligação da Via Expressa via Parque Vitória ligando por uma avenida da Prefeitura de São Luís. Nós conseguimos, conversando, resolver todos os problemas técnicos de projetos".

Para o secretário, o mais importante da negociação foi que todas as obras ficaram conectadas de acordo com o planejamento feito com mediação do Ministério da Cidade. "Se formos pensar uma obra como a Via Expressa podemos achar que ela não tenha uma grande relevância, mas a avenida faz parte de um grande complexo que está sendo preparado para o trânsito da cidade", afirmou.

 Do G1 MA com informações de O Estado MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário