TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CAMPANHA "MARIA DA PENHA EM AÇÃO" - MPMA divulga vencedores de concurso de frases


  Premiação de estudantes e professores orientadores ocorrerá em 19 de novembro
 
A frase "Faça valer a pen(H)a!", do estudante Vladimir Magalhães Ferreira, do Centro de Ensino "Cidade de São Luís", na Cohab, da rede pública estadual, foi a vencedora do concurso promovido na 4ª edição da campanha "Maria da Penha em Ação - prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino", desenvolvida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA).

No concurso, que abordou o tema "Violência contra a mulher também é problema seu", a frase "Toda vez que uma mulher morre pela violência, uma nova geração é apagada da história", de João Vitor Bezerra, da Unidade Integrada Haydeé Chaves, no Angelim, foi selecionada no segundo lugar.

Na terceira posição, foi escolhida a frase "Faça do seu medo a força e a coragem para denunciar", de João Gustavo Silva, também do Centro de Ensino "Cidade de São Luís".

CAMPANHA

Lançada em agosto de 2012, após a análise dos índices alarmantes de violência doméstica e familiar contra a mulher, a campanha "Maria da Penha em Ação" é desenvolvida pelas 21ª e 22ª Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher da capital, coordenadas pelas promotoras de justiça Márcia Haydée Porto de Carvalho e Selma Regina Souza Martins, respectivamente.

Os focos da iniciativa incluem a realização de palestras educativas sobre a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) e a distribuição a professores de material informativo, como cartilhas e folders. O objetivo é subsidiar atividades com os alunos nas salas de aula.

Além do concurso de frases, a campanha já realizou concursos de vídeo e de redação sobre o tema, em 2014. Na edição deste ano, os vídeos vencedores do concurso serão exibidos em 12 de novembro, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Centro.

CONCURSO

O concurso de frases teve a participação de alunos do 9º ano fundamental da rede municipal de ensino de São Luís e do 9º ano e ensino médio (1º a 3º anos) das escolas estaduais da capital.

Durante a avaliação das frases participantes, foram considerados os critérios: adequação ao tema, originalidade e criatividade na escrita.
Os estudantes criaram as frases, sob a orientação dos professores Jeanne Sousa da Silva (1º lugar), Daniel Lima Silva (2º lugar) e Emmanuelle Bahury (3º lugar).

PREMIAÇÃO

Os vencedores e respectivos professores orientadores serão premiados em cerimônia a ser realizada em 19 de novembro, no auditório da PGJ, no Centro.

Na ocasião, os alunos e professores orientadores receberão, individualmente, um tablet (1º lugar); máquina digital (2º lugar) e R$ 300 (3º lugar).

Durante a premiação, também serão entregues um tablet; uma máquina digital e R$ 200, aos 1º, 2º e 3º lugares do concurso de vídeo promovido pela campanha.

Redação: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário