TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SÃO LUÍS - MPMA promove reunião para tratar de dengue, zika vírus e febre chikungunya

Ministério Público pediu a elaboração de planos de contingência e prevenção
Devido à falta de dados oficiais de casos de zika no estado, que são comumente registrados como dengue, o Ministério Público do Maranhão promoveu reunião, na manhã desta quinta-feira, 26, no gabinete da 2ª Promotoria de Defesa da Saúde da Capital, para a elaboração de Plano de Contingência para o Enfrentamento de Epidemias de Dengue e Plano de Prevenção à Microcefalia Relacionada à Zika.
 
Coordenou a audiência a promotora de justiça Maria da Glória Mafra Silva. O objetivo é prevenir e identificar casos de microcefalia.

Na reunião, ficou decidido que o governo do Estado e o Município de São Luís deverão encaminhar ao Ministério Público do Maranhão minuta de Plano de Prevenção e Contingência para o Enfrentamento de Epidemias. Também ficou acordado que o Hospital Universitário encaminhará minuta de Protocolo de Manejo Clínico para gestantes com suspeita de zika.

Os planos de contingência são destinados aos períodos epidêmicos (alto risco) e os planos de prevenção aos não epidêmicos.

Uma outra reunião foi marcada para a manhã do dia 4 de dezembro para a avaliação das minutas.

Além da promotora Glória Mafra, participaram da reunião Joseneide Vitória Matos Silva (Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças – da Secretaria de Estado da Saúde- SES), Léa Márcia Melo da Costa (SES), Maria das Graças Lírio Leite (chefe do Departamento de Epidemiologia da SES), Ruitermira Rocha dos Santos (técnica em saúde da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão- Famem) e Henrique Jorge dos Santos (superintendente de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde - Semus).

Também compareceram Pedro Souza Tavares (da Coordenação da Dengue da Semus), Márcia Mendonça Pereira (médica do Hospital Universitário – HUUFMA) e Cristine de Fátima Corrêa (enfermeira do HUUFMA).

Na audiência, outros temas foram tratados como: desvios de função de agentes de saúde, qualificação dos agentes, falta de recursos, denúncias de focos de mosquitos e permissão para a entrada em imóveis fechados.

INTERIOR

Como coordenadora em exercício do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOp-Saúde), Glória Mafra vai fomentar, junto aos promotores de justiça das comarcas do interior do estado, a elaboração dos planos de contingência e prevenção nos municípios maranhenses.

Redação: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário