TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 1 de setembro de 2018

Veja imagens do feriado de São Raimundo Nonato em Timbiras

Parada de frente a residência de dona Maria Raimunda na Avenida João Leal no Centro de Timbiras
O dia 31 de agosto é comemorado o dia de São Raimundo Nonato, esta data celebra o padroeiro e protetor das parteiras e obstretas, isto em referência ao episódio do seu nascimento, onde foi "extraído" do corpo da sua mãe que já estava morta, São Raimundo Nonato.

Raimundo Nonato (que significa "não nascido"), veio ao mundo em Portel, cidade próxima de Barcelona, na Espanha, e viveu durante o século XIII. De acordo com a história, desde criança Nonato já apresentava interesse à vida religiosa.
Concentração de frente a antiga Estação Ferroviária no Bairro São Sebastião
Quando entrou na vida adulta, Raimundo Nonato foi para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês. A partir de então tornou-se um exemplo de santidade com o seu trabalho vocacional, ajudando principalmente no resgate de cristãos que eram capturados por mulçumanos e levados para a Argélia.

Durante o seu trabalho, foi capturado e mantido preso na Argélia. Conseguiu converter presos e guardas através da palavra de Deus, mas isso lhe rendeu um castigo terrível: teve a boca perfurada e fechada por um cadeado para não pregar mais.

Libertado um tempo depois, Raimundo Nonato voltou à Espanha e veio a falecer em 1240, gravemente doente.


A TRADIÇÃO

Em Timbiras a tradição vem mantida com a cavalgada a mais de 37 anos assim nos contou seu Mudeza, que em quanto ele tiver saúde e vida irá fazer a tradicional cavalgada pelas principais ruas do município, aonde  centenas de vaqueiros de todas as idades e sexos, e esse ano contamos com a presença da dupla os CANARINHOS DO MARANHÃO, que cantaram repentes e a boiaram durante todo o percurso, que teve a saída de frente a antiga estação no Bairro São Sebastião, parando em frente de residenciais de saudosos timbirenses que receberam homenagens, em seguida teve uma parada em frente a igreja de São Raimundo onde o Padre aproveitou para benzer todos os cavalos e seus cavaleiros, por fim a vaqueirama seguiu até o sitio do senhor Rodrigo na Mariposa, local da tradicional corrida de cavalos.

PROMESSA

A senhora Lurdinha estava pagando uma promessa feita por sua mãe, ao filho Lazaro Neto que quando criança sofreu com uma doença aonde a barriga ficou avermelhada e o estado de saúde só se agravava, foi ai que eles se apegaram fazendo um pedido a São Raimundo Nonato, que graças a Deus seu filho curado e hoje agente está aqui pagando a promessa nessa carroça, contou a mãe.

PROCISSÃO

A tarde o festejo de São Raimundo teve a a grande procissão, e segundo a policia militar mais de duas mil pessoas estiveram na caminhada, muitas pagando suas promessas, outras vindo de varias partes da Região e muitos devotos do santo padroeiro e protetor das parteiras e obstretas, a multidão após percorrer ruas e avenidas de Timbiras carregando a imagem de São Raimundo Nonato, os fiéis encerram com a santa missa em frente a capela de São Raimundo no bairro que também da origem ao nome do santo, a missa foi conduzida pelo Padre Nenilson Silva Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário