TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 26 de abril de 2014

Hoje no dia do goleiro a nossa homenagem ao grande goleiro Caiau


Goleiros.



Amados por uns e odiados por outros, pois são eles que defendem o gol, assim impedindo o torcedor de ver aquilo que mais ama no futebol que é o gol. Os goleiros podem também ser amados e odiados ao mesmo tempo, se acertam na defesa são idolatrados, porém se eles tem uma pequena falha são vaiados e xingados pelos mesmos torcedores que os amavam.

 

Como surgiu a idéia do dia do goleiro?

 

O dia do goleiro surgiu por volta dos anos 70 quando o preparador físico Admildo Chirol da seleção brasileiro teve a idéia de levar até a concentração vídeos e fotos dos treinamentos de goleiros da Alemanha e da Iugoslávia, isso antes da Copa do Mundo de 1970. Depois de feito isso no decorrer dos anos seguintes Raul Carlesso, que foi um dos primeiros preparadores de goleiros do Brasil, desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de muitos goleiros.

 

Diante de tudo o que aconteceu.


 

Depois de ver a grande evolução no desenvolvimento dos goleiros brasileiros decidiram criar o Dia do Goleiro como uma homenagem a todos os atletas dessa posição que dedicam seu vida ao esporte.

A celebração.

 

Foi realizada uma festa para comemorar a criação do Dia do Goleiro, foram reunidos nessa festas ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol, no Rio de janeiro em 14 de abril de 1975, mas a partir de 1976 foi decidido que o dia “oficial “ do goleiro seria dia 26 de abril.

Foto de 1990 em uma final em Codó

 

A nossa justa homenagem vai para um dos maiores goleiros de Timbiras, o grande CAIAU OU CALHAU, como é chamado até hoje o José Carlos Azevedo de 47 anos, Caiau hoje mora em Timbiras, e tem um deposito de bebidas na rua Eduardo Lindoso, apaixonado pelo Fluminense do rio, o ex goleiro ja teve seus momentos de gloria e de tristeza.

 Por volta do fim da década de 80 e meados da de 90, Calhau ou Caiau como era chamado carinhosamente, era uma muralha o terror dos atacantes. pelas belas defesas que fazia foi até comparado na época por um grande goleiro da Italia o Pailucca da sampdoria. E até hoje muitos de seus amigos o chamam assim: "PAI LUCA OU PALHUCA".

Calhau levantando o Troféu, esse de camisa vermelha é o bom de bola Zé Carlos Repórter da Mirante AM

 

Calhau também defendeu outros times da região, atuando em Codó, Coroatá e outras cidades, mais seu grande ápice mesmo foi no time do Monte Alegre F.C. -  Onde conseguiu ser campeão Timbirense e outros torneios locais.

A DOR

Em uma grande final de campeonato Timbirense tudo parecia ser mais um dia de gloria e vitória para o atleta, em um lance dramático veio o pior. Um choque com o atacante Marquinhos do Guarani, o goleiro quebrou a perna tendo fratura expostas e coincidência logo com Marco Sampaio o "Marquinhos" seu próprio irmão, Calhau passou quase 3 anos para se recuperar ainda voltou a atuar, mais não tinha mais a firmeza de outrora.

Parabéns aos goleiros de todo o planeta, em especial aos Timbirenses que dicas de passagem sempre teve uma colheita boa  de arqueiros como: WIRA, BODINHO, SIDÃO, MAX, ANTONIO RENATO,LUIS PINTOR, SILVIO RAMON, CHEFE, PERPETUA  E AOS NOVATOS OS NOSSOS SINCEROS PARABÉNS.

"Matheus" Jovem Promessa de nosso Futebol


Um comentário:

  1. andei marcando uns golzinho nessa muralha na época eu jogava pelo o monte alegre

    ResponderExcluir