TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 29 de abril de 2014

Terminais do BB e Caixa vão passar a funcionar até as 18h, em São Luís

Terminais de autoatendimento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF) vão passar a funcionar até as 18h, em São Luís. A medida, anunciada por meio de cartazes em salas de autoatendimento das duas instituições financeiras, visa proteger clientes e equipamentos devido ao avanço da criminalidade na capital maranhense.

A medida tem amparo legal, uma vez que, de acordo com o Artigo 6º – A da Resolução nº 2.932, de 28/2/2002, do Conselho Monetário Nacional (CMN), “as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil podem decidir sobre a suspensão do atendimento ao público em suas dependências, quando assim justificarem estados de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou casos que possam acarretar riscos à segurança dos funcionários, dos clientes e dos usuários de serviços, considerados relevantes pelas próprias instituições”.

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb), por sua vez, não se posicionou oficialmente, por meio de nota, sobre o assunto, mas antecipa que é contra a medida por acreditar que se trata de uma questão macro de segurança pública.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio de nota, esclarece que “o horário mínimo de atendimento de uma agência bancária deverá ser cinco horas diárias ininterruptas, respeitando o período mínimo de três horas, compreendido entre 12 às 15 horas, em todo o Brasil”, ficando à critério de cada instituição financeira estabelecer seu horário de atendimento, desde que atendendo as normas. Entretanto, ressalta que “quanto à sala de autoatendimento, não há normativo estabelecendo horário de funcionamento, que é determinado levando-se em conta estudos de logística, de processamento e de segurança da agência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário