TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Piso salarial de professores terá aumento de 13,01%; leia

Foi divulgado oficialmente pelo MEC (Ministério de Educação) o valor do novo piso salarial para os professores brasileiros. O reajuste será de  R$ 1.917,78 - um acréscimo equivalente a mais de 13% do que está sendo disponibilizado atualmente para a classe. O valor já havia sido estimado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), levando em consideração os critérios do MEC. O salário inicial para os professores que trabalham em escola pública, que possuem formação de nível médio, leva em conta agora uma jornada de trabalho relativa a 40 horas por semana.

O reajuste entrará em vigor a partir desta terça-feira e as secretarias do município e estado têm como prazo até o fim do mês para que o aumento salarial seja colocado para os funcionários já se adequando ao novo valor, que deve ser pago em fevereiro.

A decisão foi confirmada após um encontro que reuniu o novo ministro da Educação, Cid Gomes, e vários representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

Para o diretor de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo, o aumento é necessário para que se cumpra o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê equiparar o rendimento médio dos professores ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do plano."Esse reajuste é importante para alcançar a meta do PNE. Tem que valorizar a educação e os profissionais", diz Araújo, enfatizando que muitos governadores, nas cerimônias de posse, afirmaram que o compromisso com a educação é forte.

De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o novo piso significará um aumento de cerca de R$ 7 bilhões nos gastos dos municípios e este é o segundo maior aumento em dez anos, ficando atrás somente para o reajuste do ano de 2012, que foi de 22,22%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário