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segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Nota do IDEB comprova avanço na Educação de Timbiras

Realidade hoje

A nota que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica atribuída pelo MEC através do Instituto Educacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostrou que o município de Timbiras obteve a melhor nota do IDEB de todos os tempos.

No segmento do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), apesar de não ter alcançado a meta estabelecida para 2015 que era de 4,1 obteve um avanço de 3,1 (IDEB de 2013) para 3,3 no IDEB de 2015. “Parece pouco, mas mostra que a Educação do município está no caminho certo do progresso e desenvolvimento” explica a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais Hildete Saad. 

O melhor resultado, foi no segmento dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano). Onde a meta para 2015 era 3,7 e o município obteve a meta histórica de 3,8.

De acordo com a coordenadora dos Anos Inicias, professora Vanderléia Araújo, “essa conquista é um resultado coletivo entre a Secretaria Municipal de Educação e as escolas da rede municipal e expressa o empenho, a força e a dedicação dos nossos professores que têm desenvolvido um excelente trabalho com os estudantes do nosso município. Ressalto também a colaboração do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para aprendizagem e alcance deste resultado.

“Após a execução de ações como as adesões de Programas Federais (Atleta na Escola, Mais Educação, PNAIC, PDE e etc), alguns programas estaduais (PEATE e Escola Digna), elaboração do Plano Municipal de Educação e outras, estamos colhendo os frutos de um trabalho árduo que ainda se apresenta com desafios a serem superados através do compromisso pela qualidade da nossa educação”, finalizou o Coordenador Geral de Ensino, professor Walter Monteiro.

O IDEB foi criado pelo INEP em 2007 e representa uma iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. 

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. 

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

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