TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

TJMA é premiado com Ouro no Selo Justiça em Números 2016

O Tribunal de Justiça do Maranhão foi premiado com o Selo Justiça em Números - categoria Ouro pelo Conselho Nacional de Justiça. O reconhecimento foi feito nessa segunda-feira (5), durante o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, do qual participa do presidente da Corte, desembargador Cleones Carvalho Cunha. O selo é um reconhecimento ao investimento de aprimoramento na qualidade da gestão da informação e cumprimento de normas de transparência.

"É um importante reconhecimento diante do trabalho que todo o Tribunal tem feito para cumprir todas as exigências do CNJ e ser o mais transparente possível. É um trabalho diário, exaustivo, que é condecorado com essa premiação reconhecendo os esforços e conquistas do Judiciário maranhense. E esse trabalho é contínuo e intermitente para que cheguemos ao Diamante", declara o presidente Cleones Cunha. 

Para a juíza Sônia Amaral, coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico do TJMA, a premiação confirma, mais uma vez, que a gestão de informação trabalhada estrategicamente e o planejamento sendo seguido e acompanhado é o caminho certo e que apresenta resultados importantes. "Apesar de termos muito a avançar, essa premiação demonstra que a busca pelo cumprimento de metas e objetivos estratégicos é o caminho certo a percorrer", comenta a magistrada, lembrando que é o segundo ano consecutivo que o Tribunal conquista o Selo Ouro.

Neste ano de 2016, um dos importantes passos para a melhoria no trabalho estratégico do TJMA foi a realização das Reuniões de Avaliação da Estratégia, realizadas de três em três meses, que tem como principal objetivo acompanhar com cada área responsável os objetivos estratégicos - ações para cumprimento da meta, dificuldades, reavaliação etc.

 SELO - No total, 73 tribunais receberam o Selo Justiça em Números nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. A concessão do Selo considera o encaminhamento adequado das informações, como atenção aos prazos e à consistência dos dados, assim como o nível de informatização do tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação.

Em 2016, segundo o presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, Bruno Ronchetti, foram considerados requisitos inovadores, incluídos no acompanhamento das políticas dos tribunais. São eles: política de priorização do 1º grau de jurisdição; responsabilidade sócio ambiental; atenção à saúde dos magistrados e dos servidores do judiciário, além de mecanismos de gestão participativa para formulação das metas nacionais, como consultas públicas e audiências públicas. Em todos esses novos requisitos o TJMA já tem trabalhos iniciados.

O Selo Justiça em Números foi criado em outubro de 2013 para fomentar a qualidade dos dados estatísticos do Judiciário, sobretudo referentes ao Relatório Justiça em Números. Este ano, a Portaria nº 56/2016 trouxe o regulamento completo da premiação, pautada em critérios objetivos que visam premiar aqueles que atingiram nível de excelência na gestão da informação.

Assessoria de Comunicação do TJMA, com informações do CNJ
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário