MERCEARIA SILVA

MERCEARIA SILVA
PUBLICIDADE

OIFEODONTO 1 ANO

OIFEODONTO 1 ANO
CHOPERIA RAMON TUDO DE BOM

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Regionais da Agerp dão início à distribuição de sementes no Estado

Para promover o acesso a um insumo básico de qualidade e cooperar com o aumento da produtividade das culturas do milho e arroz, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), deu início este mês a distribuição de sementes, Safra 2016/2017, para agricultores familiares de todo Maranhão.

O trabalho é realizado em parceria com o Sistema de Agricultura Familiar (SAF), por meio das 19 regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), que na última quinta-feira (15), promoveu o lançamento do Programa “Mais Sementes” em Viana, fornecendo 42 toneladas de sementes de milho e 24 toneladas de sementes de arroz, que serão distribuídas no 13 municípios atendidos pela regional. 

Para o presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, com a distribuição de sementes selecionadas e a assistência técnica continuada promovida pela instituição, a perspectiva é de que o desenvolvimento do Maranhão seja impulsionado pelo campo. “A Agerp trabalha atualmente de forma conjunta com a Sagrima, promovendo não apenas o mero repasse dos grãos, mas o acompanhamento das atividades, atuando diretamente na elevação da renda do agricultor familiar, e esse mudança só é possível com a assistência técnica”, disse o presidente.  

Nesta etapa do programa serão 1.006 toneladas de sementes de milho e 353 toneladas de sementes de arroz, tendo como prioridade o público beneficiário do plano “Mais IDH”, que inclui os 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, favorecendo também, os agricultores familiares atendidos por atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater), como as comunidades tradicionais e assentados de reforma agrária. A entrega será realizada com o apoio dos sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (STTR) e secretarias municipais de agricultura. 


“A distribuição de sementes integra a política de fomento à agricultura familiar executada pelo Governo do Estado, mais uma importante medida na consolidação da do setor, reafirmando o compromisso do governador Flavio Dino com o desenvolvimento das famílias rurais”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares. 

Durante a última semana foi realizado o lançamento do programa, com a distribuição das sementes pelas regionais da Agerp em Bacabal, Balsas, Zé Doca, Barra do Corda, Presidente Dutra, Codó, São Luís, Timon, Caxias, Imperatriz, São João dos Patos, Rosário, Chapadinha, Açailândia e Pedreiras. As regionais de Itapecuru e Santa Inês darão continuidade as atividades a partir da próxima semana, e por fim, a regional de Pinheiro, que inicia sua distribuição em janeiro de 2017. 

Fonte:  Agerp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages