TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

IFMA realiza aula inaugural de Licenciatura em Pedagogia em Timbiras

Fonte: Assessoria de Comunicação

Aula aconteceu no dia 20 de outubro.

No sábado (20), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologia (CERTEC), realizou a aula inaugural do curso de licenciatura em Pedagogia, ofertado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Timbiras (MA). Estiveram presentes o diretor de desenvolvimento educacional do campus Caxias, Raimundo Nonato Assunção de Sousa Filho; a coordenadora do curso de Pedagogia, Waldirene Pereira Araújo; coordenador adjunto do Pronatec, Luís Morais da Silva; a coordenadora do polo, Cássia Tatiana da Silva Sales e Antônio Borba, prefeito municipal.

Em seu discurso na abertura da solenidade, o prefeito demonstrou a satisfação pela oferta do curso. “Apesar do momento difícil pelo qual passa nosso país, investir em educação é necessário”, disse. “Fico feliz por ver uma turma composta em sua maioria por mulheres. Vejo também jovens e adultos, isso mostra que a educação não tem idade. Espero que todos saibam aproveitar essa oportunidade de ter um curso gratuito e de qualidade”, ponderou. Representando o diretor-geral, João da Paixão Soares, Raimundo Filho apresentou o funcionamento da Instituição, destacando os benefícios e vantagens de cursar uma graduação no IFMA. “O Campus Caxias sente-se honrado em contribuir para interiorização e acesso ao ensino superior no Maranhão, por meio das novas tecnologias que oportunizam esse acesso. Aliado a isso, percebemos um polo de apoio presencial com uma boa infraestrutura e com funcionários competentes. O Campus, o CERTEC e mais sete Institutos Federais do país estão com uma importante missão de ofertar em rede os cursos de Pedagogia e Formação Pedagógica”, frisou.

A coordenadora do polo observou que o curso corresponde à primeira graduação para a maioria dos alunos. “Iniciaremos um jornada educacional e o Polo Timbiras está preparado para apoiar as atividades acadêmicas e extracurriculares, contribuindo assim para o desenvolvimento da educação do nosso município”, disse a Cassia, frisando que o polo funciona desde de 2010.

“Nesses oito anos de funcionamento, formamos centenas de alunos. Há muitas histórias exitosas, muitos de nossos egressos integram o quadro efetivo de servidores do município de Timbiras e cidades vizinhas, por exemplo”. A coordenadora também frisou que a turma é formada por estudantes de cidades da região como Bacabal, Peritoró, Coroatá e Codó.

Finalizando o evento, a professora Waldirene Araújo explicou sobre o funcionamento do curso, destacando as possibilidades de atuação do egresso, além de apresentar a plataforma de acesso ao curso. “A formação de professores a distância tem a mesma qualidade do ensino presencial. Vamos atuar em consonância com o objetivo da UAB, sobretudo objetivando contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação”, disse.

Os novos alunos

Ao todo, para o Polo Timbiras, o IFMA oferta 40 vagas. O aposentado Antônio Sidney Machado, 59 anos, foi aprovado em 6º lugar. “Tenho uma filha que é formada no IFMA. Ela e todos os meus familiares me deram incentivo a ter uma formação superior”, comentou. “Tive uma oportunidade para fazer um curso, mas como tinha que trabalhar, não conseguir concluir. Agora, acredito que com essa nova oportunidade, vou conseguir.”

Gleicyjanne Chrystina de Almeida iniciou um curso de Teologia em 2005. “Naquele tempo, não conseguir cursar porque estava grávida. Para esse curso, a expectativa é diferente. Acredito que possa concluir”, comentou. Leandro de Sousa Ribeiro cursou o ensino médio no IFMA. Atualmente, ele é técnico em tecnologia da informação no Campus Codó. Para o aluno, que pretende atuar na docência, a oportunidade “é extremamente significativa, pois com a flexibilidade da educação vou conciliar trabalho com estudos”, ponderou.

Sobre curso e a oferta

No total, o IFMA oferta 400 vagas, divididas em sete Polos de Apoio Presencial: Açailândia, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, São Luís, Timbiras e Viana. O curso de Pedagogia é destinado aos candidatos que concluíram o Ensino Médio e tem duração de 04 anos. O objetivo do curso é contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores das Redes Federal, Estadual e Municipal de educação básica que ainda não possuem graduação plena no magistério superior, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.

O curso é ofertado pelo Campus Caxias e CERTEC, no âmbito da UAB em rede com mais 10 Institutos Federais. A coordenadora geral da UAB/IFMA, Debora Ribamar Macedo Ribeiro, explica que a ideia do projeto, elaborado em rede, é poder ser ofertado pelas Instituições parceiras em conjunto, otimizando recursos humanos e financeiros e/ou como oferta individual com recursos próprios. “Nós, equipe UAB/IFMA, estamos muito felizes em ter esse desafio, juntamente com os alunos dos dois cursos do Campus Caxias. Desejamos êxito a todos os nossos estudantes, frente a esse importante passo que é o ensino superior. Essa parceria será bem exitosa para todos”, finalizou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário