TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

SES presta atendimentos em saúde e resgata dependentes químicos na quarta edição da Ação Resgate


 

“Eu estava deitado ali num papelão, aí a turma chegou, foi uma felicidade! Eu estava deprimido”. Este relato é de Milton Julião da Gama Neto, de 43 anos, que está há dois anos em situação de rua, durante atendimento pelas equipes da 4ª edição da Ação Resgate neste ano de 2023, nesta quarta-feira (15), na Praça Deodoro, em São Luís. 

O projeto é realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), serviço que integra a Rede de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com ajuda profissional, Milton vai iniciar seu tratamento de reabilitação. “Quando eu comecei a dependência química, eu perdi minha esposa, perdi a confiança da minha família, perdi meu emprego. Na rua a gente não tem força para superar, eu não tenho o apoio da minha família. Eu preciso de ajuda, porque sozinho eu não consigo”, explicou o ex-mecânico. 

Saúde no Carnaval

Esta edição da Ação Resgate, além de oferecer tratamento para pessoas em situação de rua, também realizou ações educativas com a população, por conta da proximidade do Carnaval. 

“O intuito desta ação é trazer além da questão do tratamento para pessoas em dependência química que estão na rua, é também trazer, pela proximidade do Carnaval, uma orientação para a população sobre os riscos do álcool. As Infecções Sexualmente Transmissíveis também crescem neste período, por isso a distribuição dos preservativos", destacou o diretor do CAPS Álcool e Drogas Estadual, Marcelo Costa. 

Outros serviços oferecidos para a população nesta edição foram testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, aferição de pressão e glicemia, bem como consultas com clínico geral. No total foram realizados 322 testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), todos negativos, e 64 pessoas passaram pela consulta médica.

Quem aproveitou a ação para verificar o estado de saúde foi a funcionária pública, Maria Luiza Moraes, de 62 anos. “Eu fiz glicemia, tirei a pressão, fiz Hepatite, HIV, graças a Deus está tudo certo. É uma oportunidade muito grande que a gente está tendo, eu estava passando aqui na praça, vi o movimento e pronto, fiz os testes”, comentou.

Segurança Pública

O projeto Ação Resgate é desenvolvido pela SES, por meio do CAPS AD Estadual, com o apoio do 8º Distrito Policial e da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís (Semcas), além de outros parceiros. O delegado Joviano Furtado Mendonça do 8º Distrito Policial estava presente na ação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário