TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Educação no Sistema Prisional: Maranhão tem crescimento de 96,1% em número de reeducandos aprovados no ENEM PPL 2022


 

O acesso à educação é pilar fundamental na ressocialização das pessoas privadas de liberdade no Maranhão e graças aos investimentos do governo do Estado na educação prisional, os resultados positivos são expressivos. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na quinta-feira (9), o resultado das provas do Exame Nacional de Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2022.

Com a divulgação das notas, mais uma vez o Maranhão se destacou com o número de reeducandos aprovados no exame. No total, foram 705 pessoas privadas de liberdade que alcançaram a média, o que corresponde a um aumento de 96,1% de PPLs classificados, em relação ao exame de 2021.

Nesta edição do Enem, o Sistema Prisional Maranhense contou com o número de 2.479 inscritos na avaliação e aplicação da prova em todos os estabelecimentos prisionais do estado. Diante disso, o aumento foi superior a 176,7% em relação a 2021. Tal cenário evidencia os avanços alcançados pelo Maranhão no âmbito da educação prisional.

A preparação para a prova é realizada pela Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP), por meio da Supervisão de Educação, com professores cedidos pela gestão estadual, através da parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Seduc.

“Temos, junto à Secretaria de Educação, investido forte na educação prisional no Maranhão. A proposta é aumentarmos, a cada ano, a inserção de presos no Ensino Superior e, consequentemente, contribuirmos de forma efetiva para o processo de reinserção social dessas Pessoas Privadas de Liberdade”, afirma o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.

Frente a isso, o desejo de ingressar no ensino superior nunca esteve tão perto para os que buscam o recomeço por meio da educação. Agora, a expectativa é para o início das inscrições do Sisu para concorrer às vagas dos cursos almejados. Vale destacar que, hoje, o Sistema Prisional Maranhense tem mais de 100 reeducandos cursando o ensino superior e, recentemente, realizou a colação de grau de 21 graduados.

Sobre o ENEM PPL

O Enem PPL é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (antigo Depen), com provas dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam termo de adesão, responsabilidade e compromisso, por meio de um sistema online. O nível de dificuldade do exame é o mesmo do Enem regular.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário