TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

A EXPECTATIVA DO FOLIÃO CODOENSE E A FORÇA DO CARNAVAL


* Por Augusto Serra

Após 02 (dois) anos de espera finalmente chegou fevereiro de 2023, mês bastante esperado pelos foliões e por todos que dependem da economia criativa.

Os foliões codoenses aguardam com muita ansiedade e alegria esses dias de festejo da maior festa popular do Brasil. 

A folia do carnaval sem dúvidas gera um aumento enorme para a economia do nosso município, movimentando milhares de pessoas, consumidoras, e consequentemente gerando mais empregos e renda para boa parte da população codoense.

Eu sou um entusiasta do carnaval, produtor cultural, fazedor de cultura, ex-secretário municipal de cultura e como muitos codoenses, confesso que estou na expectativa de viver um grande carnaval. 

Conseguimos passar pela fase de reclusão que a COVID nos causou, e voltar a começar a movimentar a economia criativa do nosso município, é uma vitória. 

Desejo que esse Carnaval seja grandioso para todos nós codoenses, e principalmente para mim, que voltei a fazer o que eu gosto, produzindo os meus blocos afro vermelho e afromix, defendendo o que eu acredito, contribuindo com o entretenimento do meu povo e também com  a economia, para se ter uma ideia, só o coletivo cultural afro vermelho já investiu nesse carnaval em torno de 16 mil reais, com compra de tecidos, confecção de  fantasias e adereços, pagamento de cachê de músicos e coreógrafos, produção musical em estúdio, locação de transporte, confecção de abadás, locação de sistema de som, enfim, com a produção das brincadeiras do nosso coletivo. 

Tenho muito carinho pela festa de Momo, espero que seja um Carnaval com muita paz, segurança, e principalmente que as pessoas saibam curtir, porque ano que vem tem mais, e certamente ainda maior.

Tentar barrar, proibir, inviabilizar a realização do carnaval por questões meramente politiqueira, sem justificativas que se sustente, e principalmente por denúncias de pessoas suspeitas pelos seus próprios feitos, usando de má fé, será uma grande irresponsabilidade. Carnaval é fonte de renda importante para as comunidades que se organizam em torno das festividades.

Toda a dinâmica do Carnaval é uma fonte de renda para as populações que se dedicam, durante vários meses para o planejamento dessa festa. 

A rede hoteleira de Codó composta por cerca de 15 hotéis está lotada, já não há mais vagas. Centenas de vendedores ambulantes, proprietários de bar e restaurantes já gastaram o que não tinham se preparando para ganhar um dinheirinho extra. Mais de 20 blocos alternativos comerciais já estão com seus abadás prontos e vendidos. Mais de 40 blocos alternativos comunitários já confeccionaram seus abadás e distribuíram para a comunidade.40 (quarenta) barracas de bebidas e 20 (vinte) de lanche já foram montadas, sorteadas e distribuídas sendo parte destas para entidades representativas da sociedade civil. Cerca de 200 (duzentos) seguranças e 19 (dezenove) bombeiros civis, 20 (vinte) bandas locais, 10 (dez) bandas regionais e nacionais estão contratadas, inclusive algumas bandas locais já trabalharam no pré-carnaval.

A estrutura de palco, som, iluminação, camarotes, banheiros químicos já estão montados e o isolamento da área do evento está em fase de conclusão. Como podemos perceber, barrar, proibir, impedir ou inviabilizar a realização de um evento desta magnitude irá gerar um prejuízo sem precedentes para todos os envolvidos. 

O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar e esquecer os problemas, O Carnaval é responsável por movimentar boa parte da economia em setores importantes como cultura, turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico pelo resto do ano. 

O Carnaval não é uma festa do governo para o governo, o carnaval é uma festa do povo para o povo e a sua força se revela cada vez maior com o passar dos anos! 

*Augusto Serra é Mestre de cultura popular, fazedor de cultura e produtor cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário