TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Hemomar realiza coleta externa no Hospital da Ilha, em São Luís


 

O “Bloco do Doador” não para. O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) realizou, nesta quinta-feira (9), coleta externa no Hospital da Ilha, em São Luís. O gesto de solidariedade pode salvar até quatro vidas. 

Participaram das doações funcionários do Hospital da Ilha, acompanhantes dos pacientes e moradores da região do entorno do hospital. Os doadores foram recebidos na unidade de saúde ao som de músicas carnavalescas. 

A enfermeira Bárbara Gonçalves foi uma das primeiras a fazer a doação de sangue. “Essa ação da nossa instituição é muito válida. Doação de sangue é um ato solidário e de extrema importância, já que sabemos que uma doação ajuda a salvar até quatro vidas. Grande iniciativa do banco de Sangue e Núcleo de Educação Permanente do Hospital da Ilha, da Secretaria de Saúde, bem como o Governo do Estado”, frisou a enfermeira.  

A ação que contou com a colaboração dos servidores do Hospital da Ilha teve a participação do público em geral e também dos acompanhantes de pacientes, além das pessoas que ficaram sabendo da campanha por meio das redes sociais. Foi o caso da enfermeira. 

Para ajudar a manter os estoques do Hemomar sempre abastecidos, a enfermeira Indiana Carvalho aderiu ao “Bloco do Doador”. “Fiquei sabendo da campanha pelas redes sociais. Como moro aqui perto, aproveitei para vir doar. Um ato simples, rápido e que ajuda a salvar muitas vidas”, destacou. 

O Hemomar tem trabalhado em parceria com unidades de saúde da rede pública, secretarias, igrejas e parceiros da iniciativa privada com intuito de alavancar o estoque de bolsa de sangue, atualmente crítico. 

“O Carnaval é um período complicado, as pessoas estão envolvidas com a festa. Precisamos de sangue para atender os hospitais, a demanda que já existe e a que ainda está por vir”, pontuou a coordenadora da Coleta externa do Hemomar, Valma Costa. O coordenador da Agência Transfusional do Hospital da Ilha, Erison Cardoso, reiterou que ação tem o objetivo de reforçar os estoques de sangue da unidade. 

“É uma satisfação muito grande para nós do Hospital da Ilha receber mais uma vez essa campanha de doação externa do Hemomar. Recebemos a primeira em novembro de 2022 e foi um sucesso. Conseguimos 77 bolsas. A meta dessa vez é dobrar essa quantidade. Ainda mais sabendo o momento escasso de doações que estamos passando. Toda a equipe de colaboradores do hospital está mobilizada e unida nessa campanha”, disse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário