TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 18 de fevereiro de 2023

SES adota banho de ofurô como terapia para recém-nascidos, em Santa Inês, no Hospital Macrorregional Tomás Martins


 

Com o objetivo de intensificar os cuidados com os recém-nascidos e prematuros da Maternidade do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) adotou banho de ofurô para os bebês assistidos na UTI Neonatal da unidade. 

A técnica de humanização é desenvolvida pela equipe multiprofissional e tem como objetivo acalmar o bebê, além de proporcionar conforto, segurança e lembranças das sensações uterina. Na maternidade, os recém-nascidos recebem avaliação médica para liberação do tratamento na UTI Neonatal que visa reduzir o estresse, além de trabalhar a respiração. 

“Esse tipo de banho acalma o bebê, ajuda a relaxar o corpo, sentindo-se mais tranquilo e seguro. O formato anatômico para o banho deixa o bebê em posição fetal e proporciona a lembrança uterina, trazendo conforto e aconchego, e também reduz cólica e melhora o sono” explicou a terapeuta ocupacional, Ilze Gonçalves.

Mariane Conceição Reis, de 26 anos, comemora que a prática de humanização tem sido eficaz para a melhora da sua filha. “O banho de ofurô é muito interessante, pois minha filha é muito agitada, estressada e não gosta de ficar no colo, após a sessão já percebi uma boa diferença, ela estava mais relaxada, e já consegui a pegar no colo”, comentou a mãe de Isabely, que está internada há mais de 40 dias na unidade.

Assistência

A iniciativa é realizada com banho em balde simulando o útero da mãe, além disso, os recém-nascidos recebem cuidados dos fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos e enfermeiros durante toda a permanência hospitalar, assim como os pais recebem apoio psicológico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário