TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Campanha Bloco do Doador, para aumento de estoque do Hemomar, chega à Câmara Municipal de São Luís


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou mais uma etapa da campanha do Bloco do Doador do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Para aumentar os estoques de sangue, nesta sexta-feira (10), a ação de coleta externa contou com a participação de vereadores, servidores e funcionários da Câmara Municipal de São Luís. 

“Estamos empolgados com a resposta da população aos chamados para doar sangue. Isso é fundamental para que cheguemos ao Carnaval podendo atender todas as demandas hospitalares”, destacou a coordenadora de Captação Externa do Hemomar, Valma Costa. 

Doando pela primeira vez, o carpinteiro Francisco Macêdo se diz grato pela oportunidade de salvar vidas. “Só em saber que outra pessoa pode viver pelo que fiz já me sinto realizado. Pretendo me tornar doador pelo resto da vida”, afirmou.

A coleta externa facilitou a doação da moradora do Centro, Raimunda Pinheiro. “Soube na academia que teria uma ação aqui perto de casa. Foi bem rápido e saio com a certeza que alguma família será grata por este ato, como já fui quando meu marido precisou”, disse após a primeira doação de sangue. 

Estoque crítico

Apesar do forte apelo gerado pela campanha, o estoque do Hemomar tem permanecido com déficit significativo, distante do necessário para enfrentar a alta demanda imposta por atendimentos emergenciais, cirúrgicos e oncológicos.

Segundo a coordenadora de Captação do Hemomar, Misleny Silva, nesta sexta-feira (10), os tipos sanguíneos “O positivo” e “O negativo” continuam em situação crítica. “A realidade é que além dos tipos em nível crítico precisamos de todos os tipos sanguíneos. Então fica o apelo: antes do Carnaval chegar, venha seu sangue doar”, conclamou.

Programação

As ações da Campanha Bloco do Doador se estendem até o dia 15 de fevereiro com apresentações culturais no Hemocentro. Além disso, neste sábado (11), será realizada coleta externa na Igreja Presbiteriana do Vicente Fialho, em São Luís. Já nos dias 15 e 16, o Bloco do Doador chega em busca de doações na cidade de Vitória do Mearim, onde montará sua estrutura na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no Centro do município. 

O Hemomar São Luís fica localizado na rua Cinco de Janeiro, Jordôa, próximo à feira do João Paulo, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às12h. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

Critérios para doação de sangue

– Estar bem de saúde; 
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação; 
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; 
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas; 
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário