TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Bloco contra o assédio no carnaval leva conscientização aos foliões maranhenses


 

Seguindo a programação de atividades da campanha “O Carnaval é de todos. Meu corpo, não”, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) promoveu nesta quinta-feira (16), na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, um bloco carnavalesco de conscientização contra o assédio sofrido pelas mulheres durante a festa mais porpular do Brasil. 

A ação carnavalesca contou com charanga, blocos tradicionais e panfletagem de materiais informativos, contendo os canais de denúncia em casos de agressão ou assédio. De acordo com pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, em parceria com a ONU Mulheres Brasil, 4 em cada 10 mulheres já sofreram importunação sexual em locais públicos. 

A secretária da Mulher, Célia Salazar, destaca que é importante respeitar a inviolabilidade do corpo das mulheres. Ele reforça: "não é não!".

“Nesse tipo de festividade a gente sabe que há uma grande movimentação de pessoas, há também o aumento nos casos de assédio. Nosso governador Carlos Brandão está realizando o maior carnaval do Maranhão. Muita gente chegando ao estado, vamos todos nos divertir, mas respeitando as pessoas. Não importa que a mulher use uma roupinha curta, um shortinho, é o corpo dela, o corpo pertençe a ela, e você só se aproxima ou toca se ela permitir. Se seguirmos esse regramento, teremos um carnaval ainda mais feliz”, avaliou a titular da SEMU.

O artigo 215-A do Código Penal define como importunação sexual o ato libidinoso, contra a vontade de alguém, com intuito de satisfazer a vontade do autor da ação ou a de terceiros. De acordo com a Lei 13.718/2018 esse tipo de crime prevê pena de um a cinco anos de reclusão.

Em casos de violência sexual ou qualquer outro tipo de violência, a vítima pode ligar gratuitamente para a Polícia Militar, no número 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher, no 180.

 

Um comentário: