Mais cidadania e dignidade aos maranhenses. O governo do Estado anunciou, na quarta-feira (13), em evento no Palácio Henrique de La Rocque, a abertura de mais 50 novas unidades do Viva/Procon em todo o estado, além da expansão dos serviços ofertados. O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) celebrou acordo de cooperação junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública, Detran e INSS para a ampliação dos serviços.


“A extensão do Viva/Procon para 50 municípios facilita a vida das pessoas, para tirarem suas identidades, seus documentos. Elas não terão mais que se deslocar para uma cidade maior que tenha esses serviços, vão deixar de gastar com passagem”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira.

O presidente do Procon, Ricardo Cruz, avalia a expansão como uma importante estratégia do Governo do Estado para garantir o acesso à cidadania de forma descomplicada.

“Em 2015, nós tínhamos apenas seis unidades do Viva/Procon. Com esse trabalho de expansão, chegamos a 60. Agora, nós vamos acelerar esse trabalho inaugurando 50 novas unidades para chegar ao total de 110. Isso é muito importante porque são serviços básicos de atendimento à população”, afirmou o presidente do Procon.

Viva/Procon

O Maranhão conta, atualmente, com 60 unidades do Viva/Procon. E a partir da política de expansão e descentralização, o Estado conseguirá garantir serviços de cidadania e defesa do consumidor sem que haja o deslocamento para longe de casa.

Os equipamentos ofertam, com mais praticidade, serviços como emissão de RG, seja de 1ª ou 2ª via; orientação ao consumidor, denúncias, antecedentes criminais, carteira de trabalho digital e CPF.

São oferecidos, ainda, serviços relacionados à Junta Militar, à Sefaz e, também, ao Detran, a exemplo da abertura de serviços, cadastro de 1° habilitação, 2ª via e renovação da CNH, renovação de permissão, mudança ou adição de categoria, registro e licenciamento de veículos, emissão de boleto de IPVA, seguro, multas e taxas, dentre outros.