TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Veja como foi a comemoração aos 30 anos da PJ pastoral da Juventude em Timbiras


Em comemoração aos 30 anos da PJ pastoral da Juventude em Timbiras foi realizado um ciclismo com saída as 06:00hs da manha da praça da igreja matriz, andamos por alguns bairros e fizemos orações em frente as capelas. 

O encerramento foi no sitio do professor Abercio com um belo café da manhã servido para todos os jovens e pessoas presentes, momento de muita alegria para os jovens da pastoral da juventude de Timbiras.


“Meu desejo é a vida do meu povo” Ester 7,3 Queridos (as), amados (as) Pjoteiros (as) e toda comunidade Católica da Cidade de Timbiras, é com imensa alegria que estamos aqui reunidos nesta celebração aos 30 anos da PJ na cidade de Timbiras. Mas O QUE É A PJ (Pastoral da Juventude). Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Por isso, é comprometida com a evangelização, em especial de jovens empobrecidos.


 A PJ é feita de homens e mulheres que sonham com um mundo mais justo, e desta forma dedicam sua vida à causa do Reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade estão presentes em cada momento, em cada grupo de base. Muitos jovens são integrantes ou militantes da PJ. Em cada cidade ou Estado encontra-se pelo menos um grupo, que todos os dias se fazem sinal do Reino Definitivo. NOSSO OBJETIVO É: Despertar jovens para a pessoa e proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formação a partir da fé para formar líderes capacitados a atuarem na própria PJ, na Igreja e na sociedade, comprometidos com a libertação integral do homem, da mulher e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação.

 NOSSA MISSÃO Inspirados em Lc.4, 18-22 e na proposta de Jesus Cristo queremos que todos os jovens sejam comprometidos com a libertação individual e coletiva, capazes de denunciar as situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino do Deus da Vida. Por isso buscamos descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que nós, jovens, vivemos. 


NOSSA ESPIRITUALIDADE A espiritualidade é o que nos alimenta e nos da vida. É o sopro de Deus que age em nosso ser. Todos nós temos já pela escolha de Deus um espírito que nos anima. Essa espiritualidade necessita ser alimentada no dia a dia e no contato íntimo com Deus através da palavra, que nos leva a se comprometer com o outro e a outra, com a comunidade e com a transformação de tudo que é contrário ao que Deus quer. Por isso dizemos que a espiritualidade da Pastoral da Juventude é: Cristocêntrica – centrada em Jesus, amigo companheiro de caminhada. Mariana – Maria se compromete com o projeto de Deus. É exemplo de fidelidade, disponibilidade, entrega. Comunitária e eclesial – pois é no grupo e comunidade na que o jovem se identifica, partilha suas experiências e sonhos. Leiga e Missionária – a presença do espírito nos grupos e comunidades instiga o jovem a servir os outros e a descobrir sua vocação missionária. Encarnada e libertadora – O filho de Deus se encarna na realidade humana. Tem uma ligação de fé e vida. Tal presença é ativa e efetiva lutando pela libertação. Orante – valoriza os momentos de oração pessoal e comunitária. A liturgia e as celebrações expressam a espiritualidade que nos alimenta e anima. Celebrativa – a alegria da juventude manifesta-se na celebração da vida e do Espírito como festa inspirada na vitória pascal. A realização de encontros, festas, liturgia, caminhadas... São momentos de viver o Deus-felicidade que nos anima e revigora para a ação concreta. A Teologia da Libertação é a nossa referência com a fundamentação da fé e o compromisso de luta e pé no chão. Nossa opção é de uma espiritualidade da libertação e da opção da Igreja pelos pobres. Podemos dizer então que a espiritualidade das Pastorais da Juventude é uma espiritualidade da alegria e anúncio de Jesus da vida, com a cara e o jeito da juventude. 

Dimensão Política A Pastoral da Juventude exerce o papel fundamental de: Fomentar nos jovens, o senso crítico e capacidade de analisar a realidade cultural e social do mundo onde vivem. Formar os jovens na Doutrina Social da Igreja e nas ciências humanas para transformar a estrutura. Ajudar o jovem a integrar sua dimensão de fé com o compromisso sociopolítico. Referencial histórico da PJ em Timbiras A PJ- Pastoral da Juventude desde 1º de agosto de 1986 teve inicio em Timbiras na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, com a formação de grupos de jovens com o propósito de propiciar à juventude um novo jeito e maneira de ser igreja viva em Jesus Cristo, com sua metodologia própria de ser, com preferencial pelos jovens e os pobres. 


A Pastoral da Juventude da paróquia Nossa Senhora dos Remédios no ano de 2016 celebra 30 anos de luta e caminhada, desde 1986 estamos pelas praças e somos irmãos/ Levantando as bandeiras de luta aspirando igualdade e fraternidade/ São 30 anos de luta e organização/ são muitos os motivos para celebrar/ sem essa de droga mania exercendo sua cidadania/ buscamos na força dos jovens organizações, oportunidade trabalho, saúde e educação/ lutando para alcançar os nossos espaços. Nesses 30 anos já tivemos em nossa paróquia, Encontros, Missões, Retiros de Carnaval, Retiro Espiritual, Formações para os Pjoteiros, DNJ. E é por tudo isso que já vivemos que estamos comemorando os 30 anos da PJ, juntos com todos os nossos grupos bases e com a comunidade de nossa paróquia estamos, “Celebrando a memória, faremos jovem e linda a nossa história”. A nossa juventude canta, dança, caminha e celebra um momento único onde gerações se encontraram em um único objetivo, celebrar a história, são 30 anos da PJ em Timbiras, quantas histórias existem por trás desses Pjoteiros. “A Pastoral da Juventude é utopia e realidade, desafio e tarefa. Já está aí, mas nunca está pronta e acabada. Sua especialidade é estar sempre em construção, dinâmica e criativa, como a própria Juventude”. “No peito Eu levo uma Cruz, e no meu Coração o que disse Jesus” “Ela vem de dentro, de dentro Ela vem, com toda energia.

Por Antonio Lima Assessor paroquial da Pj em Timbiras




3 comentários:

  1. Que muitos mais que 30 anos a família PJ possa comemorar, com seu objetivo principal que é a anunciação da palavra de Jesus Cristo a todos, sem distinção de raça, credo ou classe social.

    ResponderExcluir
  2. Pj e bom dimais tenho orgulho de ser pejoteiro

    ResponderExcluir
  3. Pj e bom dimais tenho orgulho de ser pejoteiro

    ResponderExcluir