TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Timbiras intensifica o combate a Dengue com o serviço de Nebulização nos bairros e centro da Cidade.

dengue

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) estiveram recentemente no município de Timbiras e constataram através de visitas de campo e por meio do sistema de informação e controle da dengue, um alto índice de infestação predial, colocando o município em estado de alerta.

Com base nas orientações da equipe de Vigilância Epidemiológica, o secretario de saúde do município encaminhou em caráter urgência um oficio ao estado solicitando o Serviço de Nebulização (fumacê), para combater a proliferação do Aedes Aegypti transmissor da dengue e chikungunya.

Nos últimos meses centenas de timbirenses deram entrada nas unidades de saúde do município com “sintomas de dengue”, os pacientes apresentavam febre, dores pelo corpo, dor nos olhos, coceiras e outros desconfortos típicos da doença. 

O veiculo já iniciou os trabalhos no centro e bairros da cidade. Segundo informações dos coordenadores do Departamento de Endemias em Timbiras, serão realizados três ciclos de nebulização dentro do município, sendo que o primeiro será finalizado nesta sexta-feira (01/05), após um intervalo de dois dias os trabalhados serão retomados para melhor eficácia na eliminação dos mosquitos.

A borrifação está sendo feita pela manhã e no final da tarde com o inseticida (Lambda-Cialotrina CE a 5%), diluído em óleo de soja, considerado um dos mais eficazes no combate do Aedes Aegypti e outros similares. 

As orientações repassadas pelos profissionais da saúde é que durante a passagem do fumacê, os moradores deixem portas e janelas abertas para que o inseticida chegue com mais facilidade ate o interior das residências. 

Devemos ressaltar que a participação popular é de fundamental importância para que todo esse trabalho tenha um resultado positivo e duradouro, para isso, é necessário que todos continuem atentos para as regras básicas de prevenção e combate ao mosquito da dengue, evitando deixar recipientes com água descoberta, ficar vigilante quanto ao aparecimento de focos de proliferação do aedes aegypti e seguir as orientações dos agentes de endemias durante as visitas domiciliares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário