TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

DIA DOS PAIS - DR. BORBA REALIZOU UMA PALESTRA EDUCATIVA NO BAIRRO HORTA

No domingo dos Pais 09 de agosto, o médico Dr. Antonio Borba Lima o popular Dr.Borba, esteve realizando uma grande palestra educativa sobre a saúde do homem no sitio da Ana Maria no bairro Horta. Onde na oportunidade foi explicado aos moradores presentes o grande risco sobre o câncer da próstata.


A doença mata milhares de homens por ano e "Uma das grandes dificuldades é que não existem sintomas ou eles são muito pequenos. O resultado é que a pessoa só vai procurar ajuda médica quando já estiver com a doença, ou com algum distúrbio", explica. Geralmente, o paciente com problemas na próstata apresenta retenção urinária e dor para urinar. Com relação aos fatores de risco, o médico diz que não há comprovações como tabagismo ou consumo de bebida alcoólica. "Um dos consensos entre os médicos da área é que o licopeno - presente sobretudo no tomate - diminui as chances de o indivíduo desenvolver o câncer de próstata." O recomendado, segundo ele, é que o homem consuma aproximadamente três tomates por semana. "É uma recomendação curiosa, mas que tem a aprovação médica."

Além do preconceito, outros fatores podem retardar o diagnóstico da doença: a falta de alerta dos profissionais da saúde para o diagnóstico precoce dos casos, a inexistência de um exame específico e sensível que possa detectar tumor em fase microscópica e a falta de rotinas abrangentes programadas nos serviços de saúde públicos e privados que favoreçam a detecção do câncer, inclusive o de próstata.


O Câncer de Próstata além do Novembro Azul



vivace-blog

Em novembro celebra-se o mês mundial de combate ao Câncer de Próstata com o objetivo de motivar e alertar o público masculino a fazer exames preventivos, e orientar sobre como tratar da doença. O Novembro Azul dura um mês, mas a prevenção e os cuidados contra o Câncer de Próstata, que é o segundo que mais mata no Brasil, precisam continuar durante todo o ano.

Os números chamam a atenção à saúde do homem. Ano passado, um estudo do Ministério da Saúde estimava que aproximadamente 69 mil pessoas fossem diagnosticadas com o Câncer de Próstata em 2014, ficando atrás apenas do tumor não melanoma, que atinge tanto homens quando mulheres.

Por isso há uma preocupação para que os homens façam os exames preventivos no tempo certo e de forma regular, pelo menos uma vez ao ano. Os médicos alertam que a atenção deve ser constante, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Os médicos lembram ainda que não é preciso esperar pelos sintomas para fazer os exames preventivos. Ao chegar a idade dos 45 anos, todo homem pode procurar uma unidade de saúde para fazer o exame, que é muito simples, e obrigatório a partir desta faixa etária.

Sintomas

Os sintomas podem ser confundidos com o de outros problemas de saúde. O tumor, normalmente, cresce muito lentamente e quase não causa desconforto. Por isso, deve-se ter cuidado e uma maior atenção às dores ósseas, principalmente na região das costas, isso pode ser o sinal de que a doença já evolui para um grau maior. Dores ao urinar e a sensação de que a bexiga não ficou totalmente vazia ou a presença de sangue na urina, pode ser sinal de que o Tumor já está em um estágio bem mais avançado.

Diagnóstico

A forma mais comum de se diagnosticar o câncer de Próstata é o exame físico conhecido como toque retal. Mas há o exame laboratorial que é por dosagem de PSA (Antígeno Específico da Próstata). Ao ser constatado o aumento da glândula é realizada uma biopsia para saber se é maligno ou benigno.

Tratamento

Para o tratamento vai ser levado em consideração, principalmente, a classificação do tumor e a idade do paciente, que pode ser tratado com protatectomia radical, que é a remoção da próstata. Pode ser feito radioterapia, hormonoterapia, além do uso de medicamentos. Quando o paciente é idoso há outras formas de tratamento envolvendo medicamento.

Recomendações Médicas

Homens com ou sem histórico familiar de Câncer de Próstata devem começar a fazer os exames a partir do 50 anos.

Descendente de negros ou com parente de primeiro grau, portador de Câncer de Próstata antes dos 65 anos, o risco é maior; o exame deve ser feito aos 50 anos.

Pessoas com portadoras de câncer de próstata na família diagnosticada antes dos 65 anos, tem maior risco, o acompanhamento deve ser a partir dos 40 anos.

Homens com nível de PSA de até 2,5ng/mL devem repetir o exame a cada dois anos, acima disso, todos os anos.

Uma alimentação balanceada e exercícios físicos regularmente são muito importantes para prevenir a doença.

Mesmo diante de todos os cuidados e prevenções, o homem não está totalmente livre dessa e de outras doenças. Por isso é importante que se procure regularmente uma clínica especializada e com profissionais preparados como os da Vivaceespecializada em saúde masculina.

Seu Antonio hoje aos 67 anos disse que sempre faz as prevenções e que nunca teve preconceito o pior seria mesmo morrer de uma doença que agente pode evitar, ele também nos revelou que sempre comeu "TOMATE" e por isso talvez  tem menos riscos de adquiri um câncer de próstata, ressaltou o aposentado.

Dr.Borba mais uma vez deu um show de aula no quesito "SAÚDE", e aproveitou o espaço para no fim parabenizar a todos Pais que se encontravam ali presentes e a todos os demais pais Timbirenses, pois iremos fazer outras palestras dessas em toda a cidade e zona rural, concluiu com suas palavras o médico Timbirense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário