TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

VII Conferência Pública de Saúde de Timbiras


A Secretaria Municipal de Saúde de Timbiras e Conselho de Saúde do Município realizou ontem (27/08), no prédio da Câmara de Vereadores, a VII Conferência Pública de Saúde de Timbiras, com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. Direito do povo Brasileiro. O evento contou com a participação do prefeito Fabrizio Araújo, do diretor Clinico do Hospital Geral de Timbiras, Dr. Cláudio Paz, Vereadores, Secretários Municipais, representantes de Entidades Sindicais, Associações, Sociedade Civil, Profissionais de Saúde e palestrante Drª Josenilde Teixeira Câmara. 

No discurso de abertura da Conferência o prefeito Fabrizio Araújo agradeceu a presença de todos, parabenizou pelo compromisso de ajudar a construir novos caminhos para a atenção básica de saúde de Timbiras, e fez um breve relato da situação caótica que encontrou a rede Municipal de Saúde no início da sua gestão. 

“Quando iniciamos o nosso governo, foi uma surpresa ruim atrás da outra. Na saúde então, tudo estava muito complicado, irregularidades no PSF, convênios bloqueados e programas importantes comprometidos por falta de envio de informações ao Mistério da Saúde. Situação que atrapalhou muito o andamento dos serviços. Todos os profissionais de saúde do município sabem disso. Mas graças a Deus avançamos. As unidades de saúde da Cidade estão funcionando bem, estamos levando atendimento médico à zona rural, inauguramos a Unidade de Saúde do São Tomé, recuperamos depois de muito esforço o convênio que vai garantir a ampliação da UBS do Mutirão, Lagoa do Tufy, e ainda estamos aguardando cair até a próxima segunda-feira o recurso para a ampliação da UBS do Campestre, para a partir da inauguração dessas Unidades possamos oferecer as famílias do campo atendimento com a dignidade que eles merecem”. 


A VII Conferencia Municipal de Saúde de Timbiras convocada pelo decreto Municipal Nº 004/2015, presidida pelo Secretário de Saúde e Coordenada pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, teve como objetivo impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS; Avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e a qualidade do atendimento integral; Definir diretrizes e prioridades para as politicas de saúde locais, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos; Fortalecer o controle social do SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da VII Conferencia Municipal de Saúde. 

Segundo o Secretario de Saúde Marcelo Pires a Conferencia teve uma participação muito significativa com discussões, sugestões e propostas que vão fortalecer a estrutura de saúde Municipal e Estadual. “Discutimos de forma muito ampla os problemas, as ideias e sugestões para melhorar a rede de saúde do nosso Município e do Estado e com certeza Timbiras estará muito bem representado na Conferencia Estadual para defender as nossas propostas.” Garantiu o secretario.

Fonte: Asscom/Prefeitura de Timbiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário