TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 8 de agosto de 2015

Timbiras avança cada vez mais na criação do seu plano de Resíduo Sólidos.


A Prefeitura de Timbiras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu mais um passo importante para a construção do plano Municipal de resíduos sólidos. Em uma reunião realizada na manhã desta sexta feira (07/08) no prédio da Câmara de vereadores com a participação de secretários Municipais, lideranças comunitárias, representantes sindicais, presidentes de Associações, Vereadores e especialistas em resíduo sólidos. 

Na oportunidade foi feito um diagnóstico da situação atual de como o município se encontra no que diz respeito a coleta do lixo doméstico, logística reversa, entre outros assuntos que a politica Nacional de resíduo sólidos prevê. 


Segundo o especialista em gestão ambiental Lucas Ribeiro, a construção do plano que está sendo feita com a participação de todos os representantes legais da população vai da ao Município uma qualidade de vida ambientalmente correta aos Timbirenses.

“As pessoas vão ter condições de viver num lugar melhor no que diz respeito ao meio ambiente, além de ser um trabalho que envolve melhoria no sistema de coleto do lixo, recuperação de áreas degradas, aquisição de recursos financeiros para a Cidade e ainda demonstra compromisso do gestor.” Garantiu o especialista em meio ambiente.

Na oportunidade também foi criado o comitê gestor que terá a função de acompanhar as atividades no âmbito do plano, participar das audiências, validar as ações e propor soluções. Agora será enviado ao executivo o nome das pessoas que foram eleitas pela sociedade organizada para compor o comitê, e então ser reconhecido e validado pelo o prefeito Fabrizio Araújo.

Segundo o secretario de meio Ambiente Manoel Rocha o Município de Timbiras já vem se mobilizando para a construção do plano desde o ano de 2013, quando na oportunidade realizou a conferencia Municipal de meio ambiente, e com isso se credenciou para a conferência Estadual. No ano de 2014 abriu licitação para a contratação de empresas visando a construção do plano, mas as empresas que se apresentaram não tinham os requisitos necessário que a lei exige para a construção de um plano de resíduo sólidos. 


“Este ano abrimos nova concorrência de empresas para que pudéssemos dar continuidade à construção do plano, e conseguimos contratar uma com as devidas condições de nos ajudar, que é a tutor projetos. Hoje demos um passo importante na formação do diagnóstico, formação do comitê de acompanhamento e já deixamos marcado o nosso próximo compromisso que será dia 13 próximo pela manhã novamente aqui na Câmara Municipal.” Disse o Secretario de Meio Ambiente que afirmou ainda a importância e atenção que o prefeito Fabrizio Araújo vem dando na realização desse trabalho. 

O Empresário Gilberto Costa dono da Empresa Galileia atualmente responsável pela coleta do lixo doméstico de Timbiras falou dos benefícios que a criação do plano irar trazer para a cidade.
“A criação desse plano de resíduo sólido vai ser útil demais para todos nós, os serviços vão melhorar por conta das normas e estratégias de uma nova politica de armazenamento, coleta e destino final que será dado ao lixo, e com o apoio da população a cidade vai ficar mais limpa, vai economizar recurso e garantir mais saúde a todos.” Disse o Empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário