TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 28 de junho de 2022

Passeio ciclístico celebra 10 anos de projeto de prevenção às drogas

Participantes do Passeio largaram da Sede das Promotorias da Capital

Um passeio ciclístico realizado na manhã deste domingo, 26, Dia Internacional de Combate às Drogas, encerrou a programação comemorativa dos 10 anos do projeto Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?, realizado pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAO-DHC). O evento esportivo, coordenado pelos CAOs DHC, de Enfrentamento à Violência de Gênero e da Infância e Juventude, contou com o apoio de várias instituições.

Os ciclistas se concentraram em frente à sede das Promotorias da Capital e fizeram um percurso que saiu da avenida Carlos Cunha, passando pelas avenidas Ferreira Goulart, Ana Jansen e Colares Moreira, retornando ao local de largada. Ao final do trajeto, os participantes foram recebidos com música pela Banda da Guarda Municipal. Em seguida, houve sorteio de brindes.

Membros do Ministério Público do Maranhão durante evento esportivo

Antes da largada, a coordenadora do CAO-DHC, Cristiane Lago, falou sobre o projeto Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?, que já alcançou mais de 50 mil estudantes ao longo de 10 anos por meio de palestras e atividades culturais. Ela explicou que a união do CAO-DHC com os centros que atuam no Enfrentamento à Violência de Gênero e da Infância e Juventude deve-se ao fato de essa causa envolver todos os segmentos sociais.

“Nós nos unimos porque essa é uma causa da sociedade e todos juntos é que vamos poder interromper o caminho das drogas, esse é o nosso objetivo: afastar os jovens do uso, do primeiro contato. Acho que hoje chamamos a atenção de outros que ainda não tinham atentado para esse tema que é tão importante”, avaliou.

A promotora de justiça Sandra Fagundes, coordenadora do CAO-Mulher, lembrou que as drogas também contribuem para o aumento de casos de violência doméstica. Já o coordenador do CAO-IJ, Gleudson Malheiros, comentou que o esporte é uma prática importante para afastar as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, das drogas.

O diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves, que representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, parabenizou os organizadores e parceiros e destacou a importância do trabalho de prevenção. “O Ministério Público está irmanado com toda a sociedade civil para passar essa mensagem para a população, para as pessoas que possam estar vulneráveis, podem estar a um passo de entrar nesse mundo que é extremamente perigoso. Mais uma vez o Ministério Público demonstra sua força no sentido de levantar causas que são importantes para a sociedade”.

Também prestigiaram o evento a primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, o vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, além de representantes do Governo do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e parceiros.

Os alimentos arrecadados com as inscrições no passeio serão entregues a três instituições terapêuticas que atendem dependentes de drogas.

Redação: CCOM-MPMA / Fotos: Larissa Ribeiro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.