TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Primeira cirurgia de Tireoide é realizada com sucesso no (HGT) em Timbiras.



Equipe Médica e o Diretor Dr. Claudio Paz

O Diretor do (HGT) Hospital Geral de Timbiras Dr.Claudio Paz, informou a nossa equipe com exclusividade que foi feita pela primeira vez em Timbiras e em nossa Região no HGT, uma cirurgia de Tireoide, com toda estrutura e segurança.

Uma paciente que teve sua identidade preservada chegou a procurar tratamento em toda região, foi em Codó, Peritoró, Coroatá e outras cidades vizinhas e não obteve êxito, mas graças ao novo governo do Estado e da equipe competente que o diretor Dr. Claudio Paz conseguiu trazer para o Hospital Geral de Timbiras, que foi possível ser realizada essa inédita cirurgia.

Quem fez a operação foi Dr. Nunes que contou com o auxilio de um Anestesista Geral, e a cirurgia demorou cerca de aproximadamente uma hora, a paciente é uma mulher de aproximadamente 48 anos de idade natural da cidade Codó, ela passa bem.


Todos nós nascemos com uma glândula no pescoço chamada tireóide. Ela se localiza imediatamente abaixo da cartilagem tireóide, "pomo de adão", e pode ser sentida através do toque superficial. A função básica da glândula é a produção de dois hormônios: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).

Esses dois hormônios vão para a circulação sanguínea e agem em diversas células do nosso organismo regulando o consumo de lipídios (gordura), carboidratos (açúcares) e estimulando a fabricação de proteínas. Enfim, o efeito desses dois hormônios consiste em aumentar o metabolismo basal, aumentar a atividade das nossas células.

Assim, em situações de estresse fisiológico, como o crescimento da adolescência e durante a gravidez, a glândula sofre um ligeiro aumento de tamanho e torna-se mais ativa, uma vez que o organismo está necessitando de um amento do metabolismo para se adequar a essas situações. Quando o estresse diminuí a glândula retorna ao tamanho normal e readequa a produção dos hormônios.

Mas como essa glândula é controlada?

Um complexo mecanismo de interação ocorre entre a glândula tireóide, a hipófise e o hipotálamo. A hipófise é outra glândula situada em uma cavidade óssea (sela túrcica) na base do cérebro e o hipotálamo é uma região do cérebro responsável por diversas atividades, dentre elas o controle sobre as glândulas endócrinas e a regulação do apetite.

Quando o hipotálamo percebe que os níveis de T3 e T4 estão baixos, ou quando o organismo necessita de um metabolismo mais acelerado, o hormônio TRH irá estimular a hipófise. Esta, por sua vez, produz o hormônio TSH que é capaz de estimular a tireóide. Quando estimulada, a tireóide produz os hormônios T3 e T4 os quais possuem a função de regular o metabolismo humano, com descrito acima. Os hormônios T3 e T4 também agem na hipófise e no hipotálamo diminuindo a secreção de TRH e TSH e todo ciclo se mantém balanceado, como no esquema a seguir:


Para o diretor do Hospital Geral de Timbiras Dr. ClaudioPaz, “Essa é uma grande conquista para quem precisa e sonha fazer uma cirurgia de Tireoide, pois antes só nas capitais mais próximas que se faziam esse procedimento cirúrgico, e não só Timbiras mais como todo polo está de parabéns, pois essa é a primeira de muitas e estamos confiante com o Governo do Estado que tem nos dado total apoio na área da saúde, enfatizou Dr. Claudio Paz”.

Paciente operada

Paciente


Nenhum comentário:

Postar um comentário