TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Gestores do Maranhão e Piauí dialogam sobre assistência técnica para agricultura familiar



Durante reunião de nivelamento das ações de assistência técnica realizado pelo Sistema SAF (AGERP, ITERMA, SAF), nesta última semana, com os 19 Gestores Regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- AGERP, o secretário de Desenvolvimento Rural do estado do Piauí Francisco Limma, dialogou e dividiu experiência sobre assistência técnica e extensão rural do estado vizinho. 

Os encontros integram a programação de alinhamento com os gestores, que tem por objetivo manter o contínuo diálogo com a equipe, realizar um balanço das ações de 2016 e discutir os pontos positivos e negativos do trabalho desenvolvido pelos profissionais nas regionais em todos os 217 municípios do Estado, promovendo a sistematização das atividades que serão realizadas pela Agerp em 2017. 

Para o secretário do Piauí, Francisco Limma, a troca de experiências e a integração é importante porque o Estado do Maranhão e do Piauí tem realidades muito parecidas e para vencer os desafios o diálogo e a troca de experiências é fundamental. Para o secretário Limma o foco da assistência técnica é o ser humano. “Eu acredito que nosso papel é motivar as pessoas, para que elas possam acreditar nelas mesmo, sabendo que são capazes de se desenvolverem. Essa é a essência da assistência técnica, da extensão, do desenvolvimento rural como um todo”, concluiu. 

Segundo o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, o Órgão é responsável pela disseminação da assistência técnica, extensão rural e da pesquisa para os agricultores familiares em todo o Maranhão, promovidas por meio dos 19 escritórios regionais, localizados nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca. 

Durante o encontro o secretário Adelmo Soares apresentou o Plano Mais IDH e as ações do Sistema SAF nos 30 municípios que envolve, assistência técnica, fomento, comercialização, educação no campo e regularização fundiária. Segundo o secretário, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA, órgão vinculado a SAF, vem trabalhando fortemente para proporcionar a regularização das terras dessas famílias garantindo seguridade jurídica e garantia de produção de alimentos por meio do cultivo da terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário