TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Raios causam grandes prejuízos em Timbiras!

Técnico de um provedor de internet na Torre
No fim da tarde da ultima sexta-feira (17/02), a cidade de Timbiras se deparou com uma forte chuva acompanhada de vários raios que caíram no município. 

E o prejuízo foi enorme para muitos moradores, fomos informados que muitas pessoas tiveram aparelhos queimados, foram televisores, receptores, computadores, dentre outros aparelhos eletrônicos. 

Um proprietário de um dos provedores de internet do município, nos contou que teve seus aparelhos todos queimados e o prejuízo foi avaliado em mais de Cinco Mil Reais (5.000.00R$), outros dois proprietários de provedores também tiveram prejuízos com equipamentos danificados pela queda de um raio na torre da TV, o transmissor da Rede TV local canal 7, também foi atingido, e as imagens abaixo mostram como ficou o receptor do transmissor.

Receptor de TV queimado pelo Raio

Vários roteadores de internet também foram queimados, e uma das oficinas em concertos de eletrodomésticos no município recebeu vários clientes na manhã deste ultimo sábado (18), se queixando dos mesmos danos sofridos. No bairro Anjo da Guarda um morador registrou imagens após um raio cair em cima do pé de Ata em frente sua residência, como mostra na imagem abaixo.

Pé de ATA atingido pelo raio no Anjo da Guarda

ALERTA

O Maranhão tem o segundo maior registro de mortes de pessoas causadas por raios, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A maior parte das mortes por raios foi registrada em São Paulo.

CUIDADOS

Segundo o Inpe, algumas ações podem ajudar a evitar se atingido por raios. Se possível, não permaneça na rua durante tempestades. Caso seja necessário, procure abrigo em carros não conversíveis, ônibus, moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios. Se estiver dentro de casa, evite usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

É importante, também, evitar lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota (tratores, motocicletas ou bicicletas), estacionar próximo árvores ou linhas de energia elétrica.    
   
Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão. O Brasil é o primeiro colocado no mundo em número de raios. São 50 milhões por ano.

De acordo com o último levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1.789 pessoas morreram no Brasil nos últimos 15 anos. Cinco em cada 100 casos acontecem na praia.

"Não deve ir para a água, porque geralmente você é o ponto mais alto. Estando na praia, a melhor coisa para buscar proteção é um carro fechado, porque dentro de um carro de metal você está protegido, ou um estabelecimento totalmente fechado. O que às vezes ocorre é que a pessoa vai para um quiosque ou vai para debaixo de uma cobertura de ponto de ônibus. A pessoa não está protegida, porque é um local aberto e o raio pode causar danos", explica o especialista em raios Jeferson Alves.


2 comentários:

  1. eu não sabia que a torre de tv tinha algum canal funcionando

    ResponderExcluir
  2. POIS É A POUCOS DIAS A NOVA GESTÃO TINHA ATIVADO O CANAL 7 A REDE TV.....

    ResponderExcluir