TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Técnicos do Sistema SAF são capacitados para realização do Cadastro Ambiental Rural

Após a prorrogação oficial do prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), estendida para 31 de dezembro de 2017, o Sistema de Agricultura Familiar promoveu, de segunda (18) até esta quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), em São Luís, capacitação para 28 técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e para técnicos que atuam no Plano Mais IDH. O Sistema de Agricultura Familiar é formado pela Agerp, SAF e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

O objetivo da capacitação foi formar facilitadores que auxiliarão nas inscrições do CAR e em ações de fomento do projeto ‘Sustentabilidade no campo para a agricultura familiar no Maranhão’. Na programação, temas como legislação sobre o CAR, capacitação para o uso do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), cartografia e noções de Sensoriamento. Outro assunto é o Programa Trackmaker, que realiza captura de dados com aparelhos GPS. Serão realizadas aulas teóricas e práticas na área do Cinturão Verde, zona rural de São Luís.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. A finalidade é integrar e monitorar as informações ambientais referentes a situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL), áreas remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada das propriedades e posses rurais, compondo mapa digital e base de dados para controle, garantindo desde o planejamento ambiental até a recuperação de áreas degradadas.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a importância de capacitação. “O CAR está agora sob coordenação do Sistema da Agricultura Familiar e a Agerp é nossa parceira nessa missão.

A adesão ao CAR será requisito para acesso ao crédito rural a partir de 2018. Então, entendemos que essas capacitações são fundamentais para ampliarmos o número de imóveis no CAR e desenvolver a agricultura no estado”, afirmou.

Para o presidente da Agerp, Julio Cesar Mendonça, a presença da Agência na execução do CAR é muito importante. “Preparamos nossos técnicos para esse grande desafio, que é executar o CAR de forma satisfatória nas nossas regionais, mostrando que a Agerp assume, de maneira concreta, um papel fundamental e estratégico no Governo do Estado, como órgão executor do CAR no Maranhão”, explicou. A Agerp já capacitou técnicos das regionais de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês e Zé Doca.

“Muito se conhecia na teoria, mas tivemos a oportunidade de ter acesso, na prática, a todas as técnicas necessárias para a realização de um trabalho de qualidade junto às famílias no campo”, comentou Jaci Silva, engenheira agrônoma e técnica do escritório regional da Agerp em Chapadinha.

Para a coordenadora-geral do CAR, Adelana Santos, o cadastro foi umas das principais contribuições trazidas pelo Novo Código Florestal, com o objetivo de acelerar a regularização ambiental de cerca de 3,7 milhões de imóveis rurais em todo país. “Com esta capacitação daremos mais um importante passo para alavancar o CAR dos imóveis rurais, contribuindo assim, para melhorar o ambiente de produção rural, em concordância com as responsabilidades ambientais”, disse.

Fonte: Agerp

Nenhum comentário:

Postar um comentário