TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 26 de julho de 2016

Imagens mostram caça caído no mar do RJ e buscas por piloto que sumiu

Do G1 Região dos Lagos

 Imagens registradas por internautas mostram partes do caça que caiu no mar da Região dos Lagos do Rio de Janeiro nesta terça-feira (26). A Marinha confirmou que duas aeronaves bateram no ar - uma delas voltou em segurança para a base. O piloto da outra conseguiu se ejetar antes da queda, mas ficou à deriva no mar e ainda é procurado.

As imagens feitas também mostram um helicóptero da Marinha saindo para o resgate do piloto na Praia de Jaconé, em Saquarema (veja no vídeo acima). Segundo a corporação, as buscas vão seguir sem interrupções até que ele seja encontrado.
O acidente aconteceu a 24 milhas da costa - cerca de 44 km. Uma grande operação de resgate está em curso com helicópteros, navios e outras embarcações.

Um corretor de imóveis gravou um áudio relatando o que ouviu na hora do acidente.


"Eu tava de caiaque, pescando dentro d'água. Eu ouvi um barulho e eu vi a localização onde levantou a água. Inclusive, o navio da Marinha agora, nesse momento, tá onde eu ouvi o barulho. E eu senti um cheiro diferente, como se fosse um óleo, no ar, um querosene, alguma coisa desse tipo assim, e um risco de fumaça. Aí, não levou muito tempo, começou navio, barco, um monte de coisa, e um helicóptero rodando em cima da gente. Foi onde eu fiquei nervoso. Mas só fui saber o que era mesmo quando eu fui pra fora d'água. Na hora daquele barulho, daquele impacto na água, eu achei que fosse uma baleia, alguma jubarte, alguma coisa",  revelou o corretor, Tathiano Sobral.
 Em nota, a Marinha confirmou a colisão entre as aeronaves e detalhou a estrutura que está sendo utilizada na operação de resgate. O acidente foi durante um treinamento padrão de ataque a alvos de superfície. Uma fragata participava do treinamento, a cerca de 100 Km do litoral (veja nota abaixo).

Helicóptero faz buscas por piloto da Marinha no mar de Saquarema (Foto: Keila Silva Mota Cantanhede Nogueira / Internauta)Helicóptero faz buscas por piloto da Marinha (Foto:
Keila Silva Mota Cantanhede Nogueira)
A aeronave que caiu no mar é do modelo AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil. O outro caça envolvido na batida voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde ambos haviam saído.
Os aviões AF-1 Skyhawk foram comprados pelo Brasil do Kuwait, depois da Guerra do Golfo, e participaram de missões de combate da Operação Tempestade no Deserto no início de 1991. A Marinha do Brasil possui 23 exemplares do Skyhawk da versão A-4KU.
O projeto de mordenização das aeronaves incluiu o uso de equipamentos de ponta desenvolvidos com tecnologia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário