TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 3 de maio de 2016

Governo capacita técnicos para realizarem o Cadastro Ambiental Rural

O Governo do Estado iniciou, na terça-feira (3), a capacitação de técnicos para executarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que beneficiará agricultores familiares, comunidades e povos tradicionais. O CAR é uma ferramenta utilizada para auxiliar o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

O trabalho de capacitação dos técnicos está sendo coordenado pelo Sistema SAF – formado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). A capacitação será realizada até sábado (7) na Regional de Viana, na Rua Professor Antônio Lopes, no Centro.

O curso tem o objetivo de formar facilitadores para que imóveis rurais sejam inscritos no CAR dando início às ações de fomento do projeto ‘Sustentabilidade no Campo para a Agricultura Familiar do Maranhão’.

Participam do treinamento 19 técnicos do Plano Mais IDH da regional de Viana (que engloba as cidades de Cajari, Marajá do Sena, Bacabal, Conceição do Lago Açú, Pedro do Rosário), técnicos da Agerp e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Viana. Durante cinco dias, eles estão recebendo aulas teóricas e práticas, com coleta de dados cadastrais em áreas quilombolas e assentamentos estaduais durante as aulas práticas.

O trabalho possibilita que os técnicos capacitados façam o levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, área de interesse social e de utilidade pública.

“Com o Cadastro Ambiental Rural o produtor poderá ter acesso a diversos benefícios como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Grupo B, que é uma linha de microcrédito rural voltada para produção e geração de renda das famílias agricultoras de mais baixa renda do meio rural. São atendidas famílias agricultoras, pescadoras, extrativistas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas que desenvolvam atividades produtivas no meio rural”, informou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.












 SECRETARIA DE  ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS - SECAP







--

Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: +55 98 9182-3778

Nenhum comentário:

Postar um comentário