TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 21 de maio de 2016

Timbiras faz caminhada pela luta antimanicomial

A Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou uma Caminhada pela Luta Antimanicomial, nesta sexta-feira, 20 de maio, com saída da Praça Benedito Alvim, descendo pela Rua Urbano Santos até o Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras (STTR) na Rua Barreto Vinhas. 

A caminhada teve como objetivo dizer não ao tipo de tratamento oferecido pelos manicômios, ou seja, evitar a permanência dos pacientes em locais fechados e sem o atendimento profissional adequado. “Queremos que as pessoas com problemas mentais e os usuários de álcool ou drogas recebam um tratamento humanizado, sem a utilização da força e em liberdade. São pessoas que merecem ser tratadas com respeito e dignidade, “ressaltou a psicóloga do centro de atenção psico social (CAPS), Paloma Suassuna uma das organizadora da caminhada”. 

O evento contou com a participação dos usuários do CAPS, familiares, alunos da escola Alberto Abdalla, servidores da área de saúde juntamente com o Secretario Manoel Rocha, sociedade civil, e demais parceiros da caminhada. 

No auditório do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais houve palestra de orientação sobre os serviços de atenção psico social de Timbiras, oferecidos de segunda a sexta feira, onde também foi ressaltado a importância do convívio em harmonia e respeito as pessoas que sofrem com problemas que vão desde uma depressão leve, ou até mesmo um transtorno mais agressivo. 


“Saúde mental não é apenas doença, com rótulos de agressividade, violência e pessoas perigosas. Quando falamos de sofrimento mental estamos nos referindo a seres humanos, que precisam de tratamento adequado e também de conviver em sociedade, e principalmente, dentro de um contexto familiar. O CAPS de Timbiras existe para promover tudo isso”, esclareceu a Coordenadora da unidade de tratamento psico social, Regina Lúcia dos Santos. 

O professor, Videlvane Barros, ressaltou a importância da realização do evento, que chama atenção de todos para um problema que é crescente nos dias de hoje, por conta da vida estressante na luta diária pela sobrevivência financeiras das famílias, e outros problemas que são reais e acontecem todos os dias. “Fiz questão de estar aqui juntamente com o professor Mota e demais colegas, trazendo os alunos da escola Alberto Abdalla para compartilhar desse momento esclarecedor sobre essa problemática, pois sabemos que essas pessoas ainda sofrem com o preconceito, quando na realidade deveriam ser compreendidas e apoiadas por todos nós, e como educadores também temos a responsabilidades
de trabalhar com os nossos alunos essa temática, transformando a informação numa ferramenta de inclusão e apoio a essas pessoas.” Afirmou o professor. 

O Dia da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio. Ela surgiu através de uma reforma psiquiátrica da década de 70, quando profissionais da saúde, trabalhadores, usuários e familiares iniciaram um movimento contra os ditos manicômios como forma de tratamento. 

Pelo fato de que milhares de pacientes já morreram e ainda morrem dentro dessas instituições devido à desumanidade no cuidado, em 2001 foi promulgada a Lei No 10.216, que garante o direito das pessoas em sofrimento mental, serem tratadas dentro de um contexto comunitário, tendo eles garantidos os direitos de qualquer cidadão, ficando vetado o tratamento dentro de instituições com privação de liberdade. 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Timbiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário